31 de agosto de 2017

Os Dez Mandamentos: Subsidio: Primários - de 7 e 8 anos

Lição







QUERIDO(A) PROFESSOR(A)
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da Lição:

 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.




Vídeo aula





 Momento do louvor 
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Obedecer | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono





Alessandra Samadello - Os Dez Mandamentos - DVD Infantil vol 2



- HORA DA OFERTINHA, 
Se você puder leve sua ofertinha também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.  

Dica de musica para ofertinha.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Ideias para o ensino:
-Quebra-Gelo: O que é um mandamento, ou uma lei? Dê exemplos.


Sugestões: 
-Desenhe ou crie gestos com as crianças para representar cada mandamento. 


- Desenhe tábuas da lei, escreva os Dez Mandamentos, faça uma cópia para cada criança, e distribua. 



OBJETIVO: Que o aluno compreenda que os mandamentos de Deus são importantes para o nosso bem-estar.

PONTO CENTRAL: Os mandamentos de Deus são para o nosso bem.



MEMÓRIA EM AÇÃO: 
“Guardo a tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Querido(a) professor(a), nesta próxima aula enfatizaremos à turma a importância de obedecermos aos mandamentos do Senhor e principalmente, que Ele nos deu cada um para o nosso próprio bem.

· Receber o aluno: Receba seu aluno com muito amor e alegria. Aquele que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto ele é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar ele tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  Êxodo 20. 1 - 17

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



 BÍBLIA ONLINE


Introdução
Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.

Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.

Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.


Desenvolvimento
Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto perto do monte Sinai.

Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de israel seguisse e cumprisse.

Primeiro mandamento 
- NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3) . 
Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.
Segundo mandamento 
- NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). 
Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.
Terceiro mandamento 
- NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). 
Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.
Quarto mandamento 
- GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). 
Pergunte às crianças: 
Quem gosta do domingo? 
Porque vocês gostam do domingo?
 Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)

Quinto mandamento 
- HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).
Sexto mandamento 
- NÃO MATARÁS (v.13). 
Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).
Sétimo mandamento 
- NÃO ADULTERARÁS (v.14). 
Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.
Oitavo mandamento 
- NÃO FURTARÁS (v.15). 
Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada.
Nono mandamento
NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). 
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Décimo mandamento
- NÃO COBIÇARÁS (v.17). 
Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.


Conclusão

Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.



Recursos visuais:
Clique nas imagens para AMPLIAR.






  Recursos visuais:













  Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar (+)

Atividades para colorir:







Exercício de fixação: 
Sugestões: 
1-Desenhe ou crie gestos com as crianças para representar cada mandamento. 

2- Desenhe tábuas da lei, escreva os Dez Mandamentos, faça uma cópia para cada criança, e distribua. 

3- Jogo: Escreva os 10 mandamentos em uma folha, enrole e passe dentro de um anel. Coloque as crianças em círculo, sentadas e vai passando o “rolo” dos mandamentos ao som de um cântico, ao parar a música, a criança que está com o “rolo” tem que falar o 1º mandamento, se acertar continua, se errar sai da roda, e vai assim, sucessivamente, mesmo quando acabar os mandamentos pode começar de novo, até sobrar uma criança apenas, que será a vencedora.

Exercício de fixação: 
Sugestões: 
Mais sugestão de Atividade 
Sugerimos que nesta aula você promova uma atividade de memorização. Para isto, exponha em um mural tiras de papel (com fita dupla-face no verso) com o numeral e os mandamentos escritos nelas. Peça que todos recitem juntos os dez mandamentos, especificando sua ordem.
Primeiro mandamento: Não adore outros deuses; 
Segundo mandamento: Não faça imagem de nenhuma coisa; e assim sucessivamente. Em seguida, peça que só os meninos repitam, depois apenas as meninas. Por fim, tire os papéis e peça que cada aluno coloque um mandamento na ordem correta. Os outros poderão ajudar.

  
Mais atividades:












  Livrinho:









   
Brincadeira:

 BRINCADEIRA
Jogo: Escreva os 10 mandamentos em uma folha, enrole e passe dentro de um anel. Coloque as crianças em círculo, sentadas e vai passando o “rolo” dos mandamentos ao som de um cântico, ao parar a música, a criança que está com o “rolo” tem que falar o 1º mandamento, se acertar continua, se errar sai da roda, e vai assim, sucessivamente, mesmo quando acabar os mandamentos pode começar de novo, até sobrar uma criança apenas, que será a vencedora.
 
BRINCADEIRA
Jogo da Memória!
Basta imprimir quantas folhas precisar, recortar, colar em papel cartão e brincar com sua turma! Para que dure mais, você poderá passar contact nas cartas. Aprendizado e Diversão!!!

Êxodo 20
1º) Não adore outros deuses - Só existe um Deus verdadeiro e Ele está no céu!
2º) Não adore nenhuma Imagem de Escultura - Você já viu alguém adorando uma estátua? Esse pecado se chama idolatria. Somente Deus deve ser adorado.
3º) Não use o nome de Deus sem respeito. - É errado ficar brincando com o nome de Deus, ou usá-Lo à toa. 
4º) Guarde o Sábado - Devemos separar sempre tempo para servir ao Senhor!
5º) Respeite seu Pai e sua Mãe - Quem desobedece aos seus pais, não agrada a Deus!
6º) Não Mate - Nem em pensamento!
7º) Não Adulterarás - Não podemos trair as pessoas que nos amam.
8º) Não Roube - Não podemos pegar o que não é nosso.
9º) Não dê Testemunho falso contra ninguém - Não minta.
10º) Não cobice as coisas do seu Próximo - Não podemos ter inveja ou querer o que não é nosso!





Lembrancinhas:



  Oração: 



   Lanche: 




 Ore com as crianças





  Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.



Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. 


Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
créditos:
Cpad.
http://roseeducacaocrista.blogspot.com.br/
blogtiale.blogspot.com
http://karolpoerner.blogspot.com.br
Conversinhas com Deus
Tias da Escolinha - Ministério Infantil
Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida
adaliahelena.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus.blogspot. com
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a viagem do povo de Deus no deserto: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a História do filho que escolheu fazer o que é certo: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo o livro do Começo: Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo a Vida de Jesusl: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre - Tema: Conhecendo o Último Juiz, O Primeiro Rei, e o Maior Rei de Israel: Cpad


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre - Tema: Conhecendo a Viagem do Povo de Deus pelo Deserto: Cpad


 Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad


Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: Conhecendo o livro do começo







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas Primários de 7 e 8 anos 2º Trimestre


--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário