20 de julho de 2017

Pré - aula: Lição 04: É Praga! Primários - de 7 e 8 anos

Lição






Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você Prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da Lição:


 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Vídeo aula

Querido(a) professor(a), ensinaremos à turma acerca das pragas que Deus enviou sobre o Egito a fim de livrar o seu povo da escravidão (Êx 7-11). Entretanto, tais feitos grandiosos tinham um propósito muito mais profundo. O Senhor escolheu não só libertar o povo hebreu, mas também se revelar a ele, como o único Deus, o Todo-Poderoso. Após tantos anos sob o julgo estrangeiro, os descendentes de Abraão, de Isaque e Jacó, em sua maioria, conheciam ao Senhor apenas de ouvir falar.
Acaso o Deus que enviou 10 pragas extraordinárias sobre toda uma nação, – controlando as águas, os animais, as pestes e até a morte –, não teria todo o poder para arrancar o seu povo do Egito com uma única palavra? Assim como feriu a todos os primogênitos egípcios, não poderia tê-lo feito a um só homem, Faraó? Contudo, seu propósito não era apenas presentear Israel com a liberdade, antes tinha para eles também uma dádiva sobremodo maior – conhecê-lO. O Senhor foi se revelando ao povo, esculpindo e firmando a sua fé ao longo de todo o processo; a cada miraculosa praga, mais e mais. Afinal, em sua onisciência, já sabia das provações do deserto iminente, em que estas experiências com Ele seriam extremamente necessárias.
Como esse Deus é tremendo! Ele sabe tudo o que precisamos e por isso traça o melhor percurso até o milagre, pelo qual clamamos. Talvez você hoje se encontre atravessando uma situação assim. Mas creia, o Senhor já está te respondendo, já está agindo no processo. As provações do caminho podem ser uma ótima escola, mas apenas para quem sabe ser aluno. Que nas suas, você escolha aprender, crescer em fé e intimidade com o Espírito Santo até alcançar as bênçãos pedidas.
“[...] nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).

 Momento do louvor 

 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


FARAÓ, FARAÓ



No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 



 No Egito Escravo Fui
OBJETIVO:
 Que o aluno possa reconhecer ao Senhor como o único e verdadeiro Deus.


PONTO CENTRAL: 
Deus é o único Deus vivo e verdadeiro.
Um boliche com as dez pragas. 
Uma maneira das crianças memorizarem.


Memória em ação:

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

 Êxodo – Capítulo 7

 Êxodo – Capítulo 8

 Êxodo – Capítulo 9

 Êxodo – Capítulo 10

 Êxodo – Capítulo 11




 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Outra maneira de contar a história das dez pragas é com fantoches.
 
Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito. Deus deu a Moisés sinais de que ele não estava só. Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó várias vezes, mas o coração de Faraó estava endurecido e ele não permitia que o povo de Deus saísse. Então, Deus enviou 10 pragas para aquela terra, afim de que o Faraó deixasse o povo ir embora.
1ª praga: água vira sangue – Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue, os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.
2ª praga: rãs – Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs saíram das águas e cobriram todo o país.
3ª praga: piolhos – Arão bateu na terra com o bastão, e todo o pó do Egito virou piolhos, que cobriram as pessoas e os animais.
4ª praga: moscas – Assim fez Deus, o SENHOR, e entraram grandes enxames de moscas no palácio do rei e nas casas dos seus funcionários. E, por causa das moscas, houve muito prejuízo no Egito inteiro.
5ª praga: morte dos animais – o SENHOR castigou com uma doença terrível todos os animais dos egípcios, e todos morreram; porém não morreu nenhum dos animais dos israelitas.
6ª praga: feridas/úlceras – Então o SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão: Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar. Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em feridas nas pessoas e nos animais. 
 7ª praga: chuva de pedra/saraiva – Moisés levantou o bastão para o céu, e o SENHOR mandou trovões, chuva de pedra e raios sobre o país. Em todo o Egito a chuva de pedra acabou com tudo o que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais. Destruiu todas as plantas e quebrou todas as árvores.
8ª praga: gafanhotos – Eles se espalharam sobre todo o Egito e invadiram toda aquela região em quantidades enormes, como nunca havia acontecido antes. Eles cobriram de tal maneira o chão, que este ficou preto. Devoraram toda a vegetação. Em todo o Egito não sobrou nada verde nas árvores e nas plantas.
 
 9ª praga: trevas – Moisés levantou a mão para o céu, e durante três dias uma grande escuridão cobriu todo o Egito. Os egípcios não podiam ver uns aos outros, e naqueles dias ninguém saiu de casa. Porém em todas as casas dos israelitas havia claridade. Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas.
10ª praga: a morte dos primogênitos – À meia-noite, o SENHOR Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, até o filho do faraó foi morto, que era o herdeiro do trono. Em todo o Egito havia gente chorando e gritando, pois em todas as casas havia um filho morto. Nessa mesma noite o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam daqui, vocês e todos os outros israelitas! Deixem o meu país. Vão adorar a Deus, o SENHOR, como vocês pediram. Peguem as suas ovelhas e cabras e o seu gado e vão embora. E peçam a Deus que me abençoe. Os israelitas fizeram como Moisés havia ordenado e pediram aos egípcios jóias de prata e de ouro e roupas. O SENHOR Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios.

Aplicação: 
Faraó não acreditava em Deus, e não queria obedecê-lo, e pudemos ver qual foi o seu desfecho, a ira de Deus caiu sobre ele. Existe uma benção por trás da obediência, e o Senhor colocou pessoas nas nossas vidas como nossas autoridades, (pais, líderes, professores, etc.) e devemos honrá-los e respeitá-los para que a benção de Deus sempre esteja conosco.



Você não precisa se deter muito em cada praga, mas falar o quanto as pessoas ficavam assustadas, e como o coração de Faraó era tão duro.


1ª praga: água em, sangue! Deus disse para Moisés mandar Arão estender a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue. Imaginem só que coisa chocante: você acorda, abre a janela e olha para o rio e em vez de água, sangue! Deve ter sido muito assustador!




2ª praga: 
rãs! Deus mandou Moisés falar para o Faraó libertar o seu povo, senão ele cobriria o país de rãs! Já pensou?
Mas nada disso mudava o coração do Faraó, e a cada praga, Deus mandava Moisés falar com ele.




3 ª praga: praga dos piolhos


 4ª praga: praga das moscas


  5 ª praga: das pestes nos animais.


 6ª praga: praga das úlceras


 7ª praga: praga das saraivas


 8ª praga: dos gafanhotos


  9ª praga: das trevas.

10ª Praga: A morte dos primogênitos Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas: a morte dos primogênitos (explicar). Deus mandou que as famílias de Israel colocassem sangue de cordeiro nas batentes da parte de cima das portas de suas casas para que seus filhos não fossem mortos. Então o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito. Só os israelitas, o povo de Deus receberam o livramento do Senhor. Só depois da morte dos primeiros filhos de cada casa, inclusive o seu próprio filho, foi que Faraó resolveu libertar o povo de Israel.




Jogo da memória


Recursos visuais:













Números para história
















Perguntas:
1- Qual é o nome do rio que virou sangue?
2- Quantas pragas houve ao todo?
3- Qual foi a primeira praga?
4- Qual foi a última praga?



Sugestões de atividades:







Moldes de atividades
Pirâmide 




Lembrancinhas:




Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




Comunhão / Encerramento 



Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a viagem do povo de Deus no deserto: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a História do filho que escolheu fazer o que é certo: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo o livro do Começo: Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


 Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo a Vida de Jesusl: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre - Tema: Conhecendo o Último Juiz, O Primeiro Rei, e o Maior Rei de Israel: Cpad


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre - Tema: Conhecendo a Viagem do Povo de Deus pelo Deserto: Cpad


 Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad


Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: Conhecendo o livro do começo







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas Primários de 7 e 8 anos 2º Trimestre
Fontes consultadas
www.caminhandocomamor.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
miriamgaliblogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
escritasdatiaju.blogspot.com
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário