12 de julho de 2017

Papai do Céu fez as plantas: Subsidio: Maternal de 3 e 4 anos

Título da Lição:
Papai do Céu fez as plantas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Terceiro dia da Criação

  
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Tudo que Deus faz é bom Radicais Kids


Autor Da Criação | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono



Melô da Criação - Aline Barros




Alessandra Samadello - O Dia Em Que Deus Criou o Mundo



Vídeo aula:



Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


INTRODUÇÃO
- Ao receber as crianças é importante conduzi-las para a roda e o mais rápido possível começar o louvor. Pode ser utilizado instrumentos musicais para cada criança.
-Prepare duas caixinhas ou saquinhos de presente e pergunte as crianças o que tem em cada um. Ouça as hipóteses e depois apresente em uma embalagem, 
1 copo ou vasilha com terra e na outra embalagem um recipiente com água. Se quiser pode deixar que as crianças peguem e sintam cada um dos elementos.



Objetivo da lição: 
Apresente a obra de Deus no terceiro dia da criação, separou água da terra seca e criou as plantas.
Para guardar no coração: 
Quebra-Gelo: 
Prof. Crie um objeto, usando massinha de modelar, invente algo com as crianças. Ou peça para cada uma delas criar algo. Pode usar sucata também. Quando terminarem, peça para que cada criança comente o que fez, o que criou. E depois explique que assim como elas, Deus criou muitas coisas. e continue a história da Criação.
Versículo para Memorizar:
Gênesis 1:11
(...) Que a terra produza todo tipo de vegetais(...).


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

 Gênesis – Capítulo 1. 9 - 13

9 Aí Deus disse: – Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca! E assim aconteceu.
10 Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom.
11 Em seguida ele disse: – Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E assim aconteceu.
12 A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
13 A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.

 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE





Atividades









Atividades
( O prof. poderá escolher a atividade 1 ou a 2 para fazer, ou outra que preferir)
1- Dobre uma folha ao meio, de um lado será representado a água do outro a terra. O prof. molha na tinta pequenos pedaços de plástico bolha e entrega o plástico para que a criança possa carimbar de um lado com o marrom do outro com o azul.
2- Em uma folha ajude a criança a fazer um desenho com cola depois a ajude a espalhar terra por cima.

MATERIAL NECESSÁRIO
O plástico bolha.
Tinta azul e marrom.
Pratos descartáveis
Pincel, copo ou bacia
Terra
Água
Materiais da lembrança



EXEMPLOS DA ATIVIDADE 






BRINCADEIRA 
( É importante que o professor brinque junto com as crianças).
Brinque enquanto houver interesse.
Brinque como se fosse morto vivo. Faça as seguintes substituições:
Terra: As crianças se abaixam e batem no chão
Água: As crianças fazem movimento de ondinha e o barulho chuá chuá.
Diga: Deus disse: Água vá para seu lugar. Terra apareça.



Sugestão de lembrancinhas:
O copinho em forma de gotinha representa a água que Deus separou e as bolinhas de chocolate representam a terra que apareceu. Como sugestão pode ser feito com copinho de café e com cartolina as gotinhas . E para maior proteção ser embalado com plástico transparente.








Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo.



ORAÇÃO
Obrigado Papai do Céu porque fez a água ir para o lugar certo e a terra aparecer. Tudo que o Senhor fez é bom.
Por favor, cuide do Papai, da Mamãe e dos amiguinhos. Em nome de Jesus amém.



conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



SUGESTÕES AOS PROFESSORES:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




 Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.



Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais ou responsável cheguem.



 


 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
 
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Perfil da criança
“É impossível a uma criança do maternal ficar sentada quieta, ouvindo o professor, já que o seu período de atenção não ultrapassa três minutos. Também não se pode exigir a sua participação na aula por meio de perguntas e respostas, uma vez que fala pouco (mas entende quase tudo!) A única forma dela participar diretamente, e manter-se atenta, é dando-lhe a oportunidade de repetir os gestos, movimentos e falas dos personagens, bem como imitar animais que apareçam na história etc. Dependendo da história, ela pode “conversar” com os personagens. Ex: ‘Moisés, tire a sandália do pé. O Papai do Céu está mandando’. ‘Não é um fantasma, não, Pedro, é Jesus que está chegando para ajudar’.

Sempre que, na história, um personagem comer ou beber alguma coisa, convide as crianças a comer também, e distribua biscoitos, copinhos de água, suco... Isto não atrapalhará o andamento da lição; ao contrário, manterá as crianças atentas. A cada interrupção curta, você terá mais alguns minutos de atenção.

Explore os sentidos na aprendizagem, levando objetos relacionados à história, que a criança possa ver, tocar, cheirar, etc. Ex: Na aula de hoje, elas poderão brincar com um barquinho de brinquedo e molhar as mãos na água” (Marta Doreto).

Subsídio Professor
“Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professora do maternal? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam? Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranquilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra? Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fonte:CPAD
Fonte: Historiabiblicakids.blogspot.com
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Espero que sua aula seja uma benção.


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Maternal de 3 e 4 anos: Cpad - Ano 1: 3º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer o Livro do Começo?



Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Vamos orar - Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Vamos conhecer os milagres de Jesus? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: Vamos Louvar? Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".






LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016



 Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 2 Trimestre 2016: Vamos conhecer os milagres de Jesus



 Lições Bíblicas :Maternal de 3 e 4 anos 3º Trimestre 2016 - 

CPAD



 Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD







 Maternal: Arquivo


 Maternal de 3 e 4 anos histórias, brincadeiras e muito mais... Arquivo



Fontes consultadas
historiabiblicakids.blogspot.com
ensinodominical.wordpress.com
jesus e as criancinhas
Apostila Ministério kids -Módulo 4 pág. 49
Apostila do curso de capacitação para ministros de crianças. Apec
tiateteministerioinfantil.blogspot.com
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
Ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de Cristo
Ebdanimada.com.br
Missaoinfantilsede
blogtialeblogspot.com
pequeninos de jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Cpad


-Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES






































































































































PRA VOCÊ!!!

COM TODO O MEU CARINHO...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!

3 comentários:

  1. AMEEEI ! Esse subsidio me ajuda muito :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por dedicar o tempo preparando esses subsídios, pois nos ajudam muito! Que Deus recompense!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe!!!
    Tem sido uma ajuda e tanto p a preparação das aulas...

    ResponderExcluir