2 de maio de 2017

Lição 06: A última batalha (Sansão e Dalila) - Juniores de 9 e 10 anos

  

Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
BÍBLIA ONLINE

Ao copiar não esqueça de coloca a fonte.

IDÉIA:
Cânticos Sugeridos:
Louvor: Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.






  VIDEO: 
Gospel Kids Midinho - A Charada de Sansão



Pre aula:





  Quebra-Gelo:Cite uma coisa que você, quando era menor não tinha força pra fazer, e agora você já consegue. (exemplo: abrir uma lata, carregar um saco de arroz, abrir uma janela de vidro, etc) 


  Título da Lição:










 Memorizando:




IDÉIAS:

  Brincadeira: Distribua pedaços de fio de lã, e peça para as crianças arrebentarem. E depois junte vários fios e enrole-os como se fosse uma corda. Peça para uma criança arrebentar, ela não vai conseguir. Explique que a união faz a força. O fio sozinho, facilmente foi arrebentado, mas vários fios juntos não, eles ganharam força e não foram arrebentados! Cada criança é um fio. É importante que elas sejam unidas no Senhor e orem uns pelas outras. A união dará forças para vencer o mal. Pode substituir os fios por palitos de sorvete ou folhas de papel.


  BRINCADEIRA : Cabo de Guerra: Com uma corda, dois grupos disputam para ver qual é mais forte. E a união faz a força.


 Brincadeira: O mestre mandou
Inicie a brincadeira como o mestre da turma. Eles deverão imitar tudo o que você fizer, movimentos, tudo. Pular, imitar animais, coisas que não prejudique as crianças.

Depois de um tempin
 ho escolha uma criança para ser o mestre. Não deixe por muito tempo a mesma criança como mestre, mas procure trocar de criança com freqüência, para que o maior número de crianças participe.

 Brincadeira: PERCEBENDO- Sansão não mudou só sua aparência mas também seu modo de obedecer a Deus e por isso foi derrotado.
Divida um grupo em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles para que se observem por 1 minuto, depois peça para eles se virarem de costas e mudarem uma coisa em si mesmos e depois desvirarem e fazerem com que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro também repete e assim sucessivamente.


   Recursos Visuais: 


  
AQUI Gravuras: Sansão e Dalila


IDÉIAS:

HORA DA LEMBRANCINHA:
Olha que idéia legal!!!
Pode fazer um chocalho de leão para as crianças.
Molde aqui:



LEÃO - CHOCALHO

Para não ficar sem função, é igual ao modelo da revista, mas coloquei outro copo dentro do copo da parte de trás do leão. Assim além de lindo é funcional!





Corta a borda do copo.
Cortou o copo.

Coloque arroz.

Cole o copo branco com cola quente, só na parte de cima, para que os grãos de arroz não caia se alguma criança abrir o leão.

Professor Sassá



LEMBRANCINHA


Depois eles levaram embora.


IDÉIAS:
LEMBRANCINHA:






IDÉIAS:

LEMBRANCINHA:



Feito de EVA e colado em um palito de sorvete que pintei com tinta marrom.



  Lembrancinhas:



IDÉIAS:

Cartazes:




Você pode fazer 2 cartazes: 1 de crianças fazendo o que é certo e outro de crianças fazendo o que é errado.

(Professor, mostre os cartazes) Vejam estes dois cartazes. Num, as crianças estão fazendo coisas boas. No outro, coisas más. Se você tivesse que escolher entre esses cartazes, qual deles gostaria de imitar? (ouça as crianças). Às vezes, até sentimos vontade de fazer igual a essas crianças que estão brigando, mas esse não é a uma boa escolha. A melhor opção é fazer as coisas que agradam a Deus.

Normalmente fazer coisas erradas é mais fácil do que fazer o que é certo. Pode acreditar, quando você escolhe o caminho do bem, deus o abençoará.







IDÉIAS:



 
 Pegue tesouras e fita adesiva transparente. As crianças vão adorar esse jeito diferente de contar a história de Sansão e da fonte de sua força. Encha uma bexiga, amarre bem a ponta e desenhe um rosto (sem barba). O jovem "Sansão" está quase pronto! Corte tiras de jornal e cole na bexiga para imitar o cabelo. Faça tiras longas! Talvez as crianças queiram fazer seus próprios bonecos para ajudar a contar a história. Elas usarão as tesouras para cortar o cabelo de Sansão (vão adorar!) e aprender que a verdadeira fonte da força de Sansão era Deus! (Nota: prepare mais canetas coloridas e tesouras para agilizar o preparo dos balões e corte de cabelo.)

CONTAR A HISTÓRIA

Deixe à mão jornal, tesouras, fita adesiva, canetas coloridas e bexigas para as crianças. Mostre o "Sansão" para a classe e diga: Vamos fazer de conta que esta bexiga representa um homem do Antigo Testamento. Seu nome é Sansão e, como vocês podem ver, ele tem o cabelo bem comprido! Sansão nunca cortou o cabelo porque fez uma promessa: honrar a Deus e sempre servi-lO. o cabelo comprido de Sansão era um sinal de sua promessa. Ele era juiz na época do Antigo Testamento e amava muito ao Senhor. Sansão tornou-se famoso por causa de sua força incrível. Ele achava que era fortão porque seu cabelo era comprido. Ele fazia sete tranças no cabelo, e nunca contou a ninguém o seu segredo. Vamos fazer bonecos como este para nos ajudar a contar a história e o que aconteceu quando Sansão revelou seu segredo a uma mulher falsa que não amava a Deus.

Peça que as crianças façam rapidamente seus bonecos, desenhando o rosto e colando o cabelo de papel. Quando terminarem, mande que se sentem em círculo. Mantenha algumas tesouras à mão. Conte a história de Sansão e de como seu cabelo foi cortado, de acordo com Juízes 16.4-30: Os inimigos de Deus queriam descobrir o segredo da força de Sansão e por isso deram dinheiro a uma mulher chamada Dalila para que ela investigasse o caso. Dalila chorou e choramingou tanto que Sansão acabou lhe revelando o segredo. Sansão disse a Dalila que sua força vinha de seus longos cabelos. Depois disso, Dalila fez uma coisa horrorosa: cortou o cabelo de Sansão!

Mande que as crianças cortem o cabelo de seus "Sansão". Enquanto elas trabalham, diga: Sansão contou o segredo, e seu cabelo comprido - que era símbolo de sua promessa de amar e servir a Deus - foi para o lixo, e sua força já era! Os inimigos de Deus capturaram Sansão e furaram os olhos daquele juiz fraco. Sansão ficou preso por um longo tempo - tempo suficiente para que seus cabelos começassem a crescer outra vez.


Tempo suficiente para que Sansão se arrependesse do que havia feito. Ele orou ao Senhor pedindo ajuda para se vingar de seus inimigos. Um dia, quando Sansão estava acorrentado entre duas colunas do pátio do templo, onde havia muitas pessoas importantes e soldados - todos inimigos de Deus - ele pediu a Deus que lhe dessa força mais uma vez. Deus ouviu sua oração e Sansão teve força para derrubar as colunas do templo. Todos os inimigos de Deus morreram. Sansão morreu também, mas descobriu no final que sua força vinha somente de Deus!

Peça que as crianças mostrem suas bexigas, e diga: Que história genial! Vamos responder algumas perguntas, depois ler mais um pouco sobre a fonte da nossa força, que é Deus, e Deus somente.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Coloque as crianças em pé formando um círculo e faça-lhes as perguntas abaixo. Se alguém souber a resposta, deverá balançar a bexiga para cima e para baixo. Escolha um voluntário para dar a resposta. Pergunte:

De onde Sansão achava que vinha sua força?


Quem era realmente a fonte da sua força?


Por que Deus respondeu a oração de Sansão e lhe deu força novamente?

Diga: Sansão acreditava que sua força estava apenas em seu cabelo comprido, mas quando foi capturado, seu cabelo voltou a crescer e ele continuo fraco. Sansão só recebeu sua força de volta quando pediu perdão a Deus e força para servi-lO mais uma vez. foi assim que Deus resolveu fortalecê-lo novamente. Sansão descobriu que a verdadeira fonte de sua força era Deus! Que lição poderosa ele aprendeu! Nós podemos aprender a mesma coisa. Vamos ler o que a Bíblia diz sobre a fonte da nossa força.


Divida as crianças em quatro grupos e dê um versículo para cada: Êxodo 15.2; Salmo 18.1-2; Salmo 21.13 e Salmo 28.7. Deixe as crianças escolherem um membro do grupo para ler o versículo enquanto os colegas balançam seus Sansão no ritmo do texto. Depois de alguns minutos de ensaio, peça que os grupos se apresentem para a classe toda. Pergunte:

Por que é mais sábio confiar no poder, força e controle de Deus?


De que maneira podemos usar nossa força para servir a Deus como Sansão fez?



Diga: Sansão aprendeu uma lição importante sobre o poder de Deus e de onde vinha sua força. Estou contente porque sabemos que Deus é a única fonte de nossa força e ajuda, certo? Termine pedindo às crianças que balancem suas bexigas no ritmo do verso abaixo:

Somente Deus é minha ajuda e fortaleza.

Medo, portanto, nunca mais terei!


O poder do Senhor é perfeito. Que beleza!

Ele está sempre a meu lado, isso eu também sei.




DIVERSÃO EXTRA

Instrua as crianças confecção de um peso de papel. Escolha pedras arredondadas e mande os alunos escreverem em um lado: "Deus é minha força ... minha rocha!", usando tinta acrílica. Quando a tinta secar, passe verniz e cole um pedaço de feltro na base para evitar riscos nos móveis. Lembre às criança que é normal pensarmos que nosso socorro e força vêm de outras pessoas ou coisas, mas que somente Deus é a verdadeira fonte da nossa força!

Fonte: 9ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.

Sansão no começo da história. Fiz com tiras de papel crepom.




Dalila.

Na história cortei com a tesoura, ía falando e cortando.
Ele de cabelo raspado. Deixe um pouco atrás, para depois virar, na hora que o cabelo cresceu e Deus deu força para ele pela última vez.
Um X para falar o que fizeram com ele.
Depois ele cego e com o cabelo comprido de novo.



HORA DA ATIVIDADE

As crianças fizeram o seu próprio Sansão. Elas amaram! Com bexigas, papel crepom e caneta permanente.

Mais ATIVIDADES:
ATIVIDADE:



Mais ATIVIDADES:


  
AQUI Atividades: Sansão e Dalila



IDÉIAS:

      A última oração

Sansão foi levado ao templo do deus Dagom, que era um deus adorado pelos filisteus. Enquanto era zombado, ele pediu para um jovem conduzi-lo até as colunas que sustentavam o templo. Enquanto mais de três mil homens caçoavam dele, orou: “Ó Senhor Deus! Lembra-te de mim e dá-me forças só mais esta vez…” (v.28). O Senhor ouviu sua oração. As colunas foram empurradas, e o templo ruiu sobre todos. Sansão matou mais gente em sua morte do que em toda a sua vida (v.30b).


Nos últimos momentos de vida, Sansão clamou ao Senhor. Talvez seja por isso que seu nome foi inserido na “galeria da fé” de Hebreus 11 (11.32).



   Aplicação da Lição


Enfatize aos seus alunos que aprendemos com Sansão sobre o perigo de levar uma vida fora da direção da Palavra de Deus, pois todas as diretrizes que Deus nos dá é para que tenhamos um vida tranquila. Mas também aprendemos que nunca é tarde para se arrepender. Sempre é tempo de voltar e recomeçar.

Mas não precisamos ser humilhados como Sansão para voltar-se para Deus. Não precisamos ter os ‘olhos furados’ para mudar a maneira de olhar a vida. Moldemos-nos na Palavra de Deus e nossa vida será vitoriosa.



Comunhão / Encerramento




(Faça um apelo - ore com as crianças)



Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá.

Fonte: bogdaebi.blogspot.com/
Fonte: Blog Pequeninos de Jesus.
blogtiale.blogspot.com
Fonte: Revista Cpad;
Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

2 comentários:

  1. Bom dia Adalia Helena,

    Gostaria de saber se vc não vai mais colocar o "PARA MEDITAR", as crianças amam e fazem a leitura conforme o que é pedido, a semana passada não teve e elas ficaram bem tristes.

    Fico no aguardo, caso não tenha mais, tentarei fazer um bem parecido, mas gosto do de vcs.

    Obrigada.

    Cristiana

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer muito pelo trabalho deste BLOG!! :D

    Aconteceu um problema na minha igreja e ficamos sem revistas este trimestre! Foi assim que eu achei esse blog e tem sido uma benção!!

    Muito obrigada por todos os materiais e dicas ! :)

    ResponderExcluir