8 de março de 2017

Santa Ceia do Senhor e as Crianças ?!

O que falar para as crianças sobre a Santa do Senhor?
Será que é um lanche ? Será que é permitido as crianças participarem ?

Nesta mesma época no ano passado, explicando sobre a primeira Pascoa na bíblia, e eu as crianças fizemos uma pequena ceia, mas claro que a primeira ceia não foi a apenas pão e vinho .. No livro de Êxodo explica com detalhes! É interessante observar que no Antigo Testamento as crianças participavam da Páscoa judaica. Inclusive, uma das orientações era que os pais explicassem aos seus filhos o porquê de todo aquele ritual: “Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.” (Ex 12.26)
Apesar de a Ceia do Senhor ter sido instituída por Cristo na época da Páscoa judaica, marcando a passagem da Velha Aliança para a Nova Aliança de Seu sangue, temos que avaliar a diferença dos dois rituais para concluir se as crianças podem, à semelhança da Páscoa judaica, participar da Ceia do Senhor.

O foco este post é sobre a Santa Ceia que participamos nos dias de hoje, todos os meses. E como incluir e explicar para as nossas crianças sobre evento pouco compreendido por elas!

A Ceia do Senhor é um ato solene e deve nos fazer lembrar e que um dia vamos participar juntamente com Ele de um grande banquete no céu. Esse deve ser o anseio de todo crente que ama e aguarda a Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
É um privilégio para o crente participar da Ceia do Senhor junto com os irmãos na igreja local. Mas não devemos nos aproximar da Ceia de maneira leviana. A Bíblia nos exorta "examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice (1 Co 11:28).

Conte sobre Lucas 22:7-23; Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26.

Por essa razão as igrejas tem o culto de Santa Ceia. Deve ser um momento muito especial e bem alegre.
Nas nossas igrejas, participam da Santa Ceia as pessoas que já se batizaram e que tem um compromisso série com Jesus e com a igreja. Todos vocês devem querer, um dia, participar da Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz, e quem um dia Ele voltará para nos buscar, e, juntos, no céu, vamos participar de um grande jantar com o Filho de Deus.

E para fixação :::

Fiz um slide para a explicação também :::
(mas me perdoem se a edição ficou parecendo feia, pois no slide share as fontes que usei não foram muito aceita, caso queiram o slide mais 'bonitinho' é só pedir)


  Slides




Fonte: Departamentoinfantil.blogspot.com
Mariana Cypriano



Crianças - Completo - Com Vários temas Bíblico - De todas as idades

Nenhum comentário:

Postar um comentário