21 de fevereiro de 2017

Lição 09: A primeira mudança de Abraão - REVISTA: Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD

  

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.


   Texto Bíblico: Gênesis 11:31-12,9.
Objetivo: Que o aluno compreenda que a obediência agrada a Deus.



Título da lição:





Memória em ação:


Lembrancinhas:


VAMOS PRATICAR

Fale aos seus alunos que muitos homens que ocuparam cargos na igreja, foram chamados por Deus ainda crianças. Deus tem um propósito para cada vida e é importante conhecê-lo e desenvolvê-lo, para melhor servir o Senhor.
Aproveite o tempo com essa dinâmica:
Os alunos deverão sentar-se em semi-círculo.
Explique que você vai cochichar uma frase no ouvido do aluno sentado na ponta. Ele repetirá a frase para o colega seguinte e assim sucessivamente, até a frase chegar à última criança que se levantará e dirá a frase em voz alta.
Objetivo é para as crianças entenderem a necessidade de prestar atenção para não transmitir coisas erradas.

ATIVIDADES





Jogos e Brincadeiras / Tema: Abraão.
1- "Viagem Cega: Vendar os olhos das crianças e pedir para que elas sigam a voz do líder , dizer palavras ou frases como “tenham fé” , “obedeçam” e outras palavras que vão dando direção às crianças onde o líder está. O líder deverá conduzir às crianças até uma determinada área e parar. Daí as crianças podem tirar as vendas dos olhos e o líder conversará com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do líder. Explicar que assim foi com Abraão - obedeceu a Deus e foi para um lugar que não conhecia.

2- Providencie duas malas cheias de roupas (talvez inclua alguns livros, a Bíblia e outros itens necessários). Divida a classe em duas equipes e dê a cada equipe, uma mala com igual número de itens. Quando você disser: “Já”, as equipes têm de colocar os itens na mala. Não podem simplesmente jogá-los dentro, mas deixá-los bem organizados. Todos os itens devem ser postos nela, e a mala deve ser fechada. (Experimente antes a fim de se certificar de que os itens caibam na mala e de que a tarefa não seja fácil.) Incentive os membros das equipes a trabalharem juntos. Enquanto eles colocam os itens na mala, fale a respeito de como deve ter sido para Abraão empacotar todos os seus pertences. Lembre-os de que Deus estava com Abraão quando fez sua mudança e de que estará conosco sempre que enfrentarmos uma situação que não conhecemos.

3- Sentem-se formando um círculo. A primeira pessoa diz: “Deus chamou Abraão para deixar sua terra e mudar-se, e Abraão empacotou ______________”, dizer o nome de algo com a letra “A” – “Arco”. A pessoa seguinte repete a sentença, o item e então acrescenta algo com a letra “B” “Bastão”. Continuem até que somente uma criança consiga repetir tudo ou tiverem completado o alfabeto.

4- Bate-Papo: Pergunte às crianças se já tiveram de mudar. Convide uma ou duas crianças para dizerem como se sentiram. Se ninguém tiver essa experiência para contar, conte a sua própria.

5- Teatro: Providencie uma caixa com roupas – mantos, lenços, sandálias, etc. Instrua as crianças para se vestirem como nos tempos bíblicos e a segui-la. (Conduza-as como se você fosse Abraão e elas a sua família. Pare e conte a história ao longo do caminho. Você pode dizer: “Vamos nos sentar aqui junto ao ‘córrego’. Iremos passar aqui esta noite e amanhã Deus nos conduzirá novamente pelo caminho”. Ou “Aqui há boa pastagem para os animais. Sem dúvida Deus está cuidando de nós”).

6- Alimento: As crianças gostam de comer. Para a história de Abraão, permita-lhes misturar alguns alimentos – salgadinhos, biscoitos, docinhos. Permita que cada criança faça seu pacote em saquinhos de papel. Enquanto realizam essa atividade, fale a respeito da viagem de Abraão e de como eles se alimentaram durante a viagem. Novamente, relacione a história com as atividades das crianças.




Mais idéias para preparar a aula. 

   ANTES DE COMEÇAR...

Pegue papel em branco e canetas coloridas. Antes da aula, faça uma trilha sinuosa no chão da classe, usando fita adesiva.Comece num dos extremos da sala e vá até o lado oposto. Nesta aula as crianças descobrirão que, assim como Abraão, podemos conhecer mais o caráter de Deus quando vemos como nos trata, e assim aprendemos a confiar nEle e em Seus planos para nós.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Forma quatro grupos e entregue-lhes uma folha de papel em branco e canetas hidrográficas. Determine um versículo para cada grupo ler e discutir: Salmo 31.14; 52.8; 56.4 e 91.2. Mande que listem suas descobertas sobre quem é Deus e como podemos confiar nEle. Depois peça que cada grupo leia em voz alta o seu versículo e compartilhe o que aprenderam sobre confiança. Pergunte?




O que você aprendeu sobre Deus na história da grande mudança de Abraão?




Podemos confiar em Deus da mesma forma que Abraão? Explique.




De que forma nossa confiança pode demonstrar amor a Deus?




Como você pode confiar mais em Deus durante essa semana?


Leia Provérbios 3.5-6 e diga: Podemos descobrir muitas coisas a respeito de Deus quando observamos como Ele nos trata e às pessoas que confiam nEle. Deus cumpriu Suas promessas a Abraão e por isso Abraão confiou nEle. Ele cuidou de Abraão e de sua família durante a caminhada e isso nos ensina que Deus nos protege também. O Senhor levou Abraão para um lugar muito bom, o que nos mostra seu cuidado e amor. Quando passamos tempo aprendendo sobre Deus e as coisas maravilhosas que faz, é mais fácil colocarmos nossa confiança nEle! Vamos terminar com uma oração de agradecimento a Deus por sua fidelidade. Orem juntos e depois terminem com um cântico, se houver tempo.
Blogtiale.blogspot.com


DIVERSÃO EXTRA
Você pode organizar um jogo com a bola do kit da história. Mande que as crianças se espalhem pela sala para jogarem bola. Cada vez que alguém pegar a bola, deve mencionar uma característica de Deus, como: fidelidade, confiança, amor, cumpridor de Suas promessas, etc. Continuem até que todos tenham a chance de dizer duas características de Deus.
Fonte: 4ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.



     

Conteúdo adicionais


“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hb 11.8).

Introdução
Deus chamou Abraão de Ur dos Caldeus para usá-lo num elevadíssimo projeto: ser o pai de uma grande nação. Não sabemos qual critério o Eterno utilizou para esse chamamento. Poderia ter escolhido Enoque, o que fora transladado; ou Noé, o justo (Gn 7.1). Todavia, preferiu Abraão. Resgatou-o de uma cultura idólatra, perversa e imoral a fim de que lhe servisse por toda a vida.

ABRAÃO ANTES DO SEU CHAMADO
1. Ur dos Caldeus. Fundada cerca de 2.800 a.C, foi o centro de uma grande cultura pagã. Era avançada nas ciências e proporcionava aos seus habitantes, excelente estabilidade sócio-econômica. Além disso, Ur exerceu forte influência religiosa, social e comercial em toda a região mesopotâmica e fora dela.


2. Harã e Siquém (Gn 12.4-8). A despeito de acumular muitas riquezas em Harã, o coração do patriarca não estava ali. Ele sabia que a vontade de Deus deveria ser cumprida, por isso decidiu partir de Harã para Canaã, passando por Siquém. Além disso, seu pai já estava morto, não havia nada que pudesse detê-lo. Sua obediência e firme confiança em Deus fê-lo perseverar na jornada. Em Siquém, o Senhor aparecera a seu servo, reafirmou-lhe as promessas, mostrando toda a terra de Canaã.


3.
Disposição para mudar. Abraão teve de ter fé e muita disposição para sair de uma cidade tão rica e desenvolvida, e peregrinar numa terra totalmente ignorada. O cristão que deseja fazer a vontade de Deus deve estar preparado para mudanças profundas em todas as áreas da sua vida. Isso aconteceu com Jonas, o profeta; com o apóstolo Paulo, Pedro e com muitos outros ao longo da história. Você tem se colocado à disposição de Deus?


A ORDEM DE DEUS


Deus ordenou a Abraão que se separasse de seus parentes. Exceto Sara, sua esposa, nenhum outro membro da família deveria acompanhá-lo. Todavia, o patriarca, certamente constrangido pela idade avançada de seu pai, e a presença de seu sobrinho Ló, decidiu levá-los.

1. Desgaste espiritual. Abraão, na verdade, confrontou a ordem divina (Gn 12.1,5; 13.1b). Ele devia ter evitado que os laços familiares atrapalhassem o caminho que o Senhor lhe havia preparado. Escrevendo aos Romanos no capítulo 12, versículos 1 e 2, o apóstolo Paulo nos apresenta um princípio infalível de bem-estar espiritual para todo o crente: descobrir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Este princípio, quando posto em prática, garante permanente comunhão com o Altíssimo.

2. Desgaste afetivo (Gn 13.1-18). Abraão teve de apaziguar uma desavença entre seus pastores e os de Ló. Em razão de haver rebanho demais para pouca terra, eles constantemente disputavam os pastos para seus bois e ovelhas. A situação ficou tão insuportável que o patriarca precisou, inclusive, separar-se de seu sobrinho.

3. Desgaste econômico. Sendo inevitável a separação, Abraão deu a Ló o privilégio de escolher seu território. Ló não teve dúvida, escolheu aparentemente a melhor parte: uma campina fértil à beira do rio Jordão (Gn 13.10,11). Este episódio nos mostra que o homem em desobediência a Deus pode sofrer conseqüências desastrosas em qualquer área de sua vida.


A CHEGADA EM CANAÃ

1. Ratificando as promessas. Assim que Abraão chegou a Canaã, Deus lhe apareceu mais uma vez a fim de ratificar a promessa feita em Harã: “à tua semente darei esta terra” (Gn 12.7a). Era tudo que precisava para saber que estava no centro da vontade de Deus, uma vez que há tantos anos o Senhor não lhe aparecia.
Esse episódio nos faz concluir que o silêncio de Deus não tira o crente do rumo certo. Compete a este permanecer firme nas promessas imutáveis do Senhor.

2. O testemunho público. A entrada de Abraão em Canaã foi marcada por um culto de adoração e ações de graças a Deus. O patriarca mostrou aos cananeus que ali estava um homem comprometido com a adoração de um único e verdadeiro Deus. Todos ficaram cientes de que Abraão era um homem de fé logo no primeiro momento de sua chegada. Esta deve ser a conduta do crente: demonstrar que serve a Deus em todo lugar e em qualquer circunstância (Mt 10.32; Lc 12.8).

ASPECTOS POSITIVOS DO CARÁTER DE ABRAÃO
1. Generosidade. Abraão demonstrou nobreza ao resgatar seu sobrinho. Ló fora capturado e preso com o seu povo. Assim que Abraão soube do fato, imediatamente saiu em perseguição dos invasores até Dã, ao norte do território israelita. Aliado com seus três vizinhos, Aner, Escol e Manre (Gn 14.24), o patriarca lutou bravamente e venceu a peleja. Esta atitude mostra o aspecto nobre do caráter de Abraão.
O que mais chama a atenção não é a derrota dos inimigos, mas sim a generosidade do patriarca para com seu sobrinho. Ele não demonstrou nenhum indício de ressentimento ou animosidade contra aquele que um dia lhe prejudicara.
O “amigo de Deus” deixou-nos uma grande lição sobre como devemos proceder com aqueles que direta ou indiretamente nos causam danos. Ponhamos em prática os ensinos de Jesus (Lc 6.27b,28b).

2. Firmeza. Abraão revelara este aspecto de seu caráter quando aguardava o cumprimento da Palavra do Senhor. A despeito de viver em Canaã, a promessa que Deus lhe fizera não havia se cumprido integralmente. Faltava-lhe um legítimo herdeiro. Contudo, Abraão permaneceu fiel, aguardando a concretização dos planos divinos em sua vida (At 7.2; Gn 12.1,2).

3. Fidelidade. A fidelidade de Abraão é demonstrada no momento em que se encontrou com Melquisedeque (Gn 14.18,19), rei e sacerdote do Deus Altíssimo. O fiel servo do Senhor entregou-lho o dízimo de todos os seus bens.

4. Integridade. Ao regressar da batalha dos quatro reis contra cinco, Abraão recebeu uma tentadora proposta do líder de Sodoma. O patriarca ficaria com todos os despojos da peleja, enquanto ele (o rei de Sodoma) teria direito sobre os prisioneiros de guerra. É claro que o servo do Senhor não aceitou esse acordo (Gn 14.22,23). Ele não queria riquezas que o prendesse a Sodoma. E, além disso, aqueles bens tinham procedência mundana e profana. O cristão deve ser vigilante quanto à origem do que vem às suas mãos para que sua adoração não seja rejeitada (Sl 24.1-5).

5. Submissão. Abraão foi duramente provado quando Deus lhe pediu Isaque em holocausto (Gn 22.3). Certo de que o Senhor poderia ressuscitá-lo, não titubeou: partiu para o lugar do sacrifício, levando consigo seu único filho e dois criados (Gn 22.1-3; Hb 11.17,18). O caráter submisso de Abraão é uma referência para todos que desejam viver em santa obediência ao Senhor. Submissão e fé são imprescindíveis à vida cristã (Rm 1.5; At 5.32). Urge vivermos em constante oração para que a vontade de Deus esteja sempre diante de nossos olhos (Rm 12.1,2). Os que confiam no Senhor recebem dele o necessário provimento, a exemplo de Abraão, que encontrou um cordeiro para o holocausto (Gn 22.13).

ASPECTOS NEGATIVOS DO CARÁTER DE ABRAÃO
1. Medo. Nenhum homem de Deus está livre de sentir-se inseguro em determinadas situações. Isso aconteceu com Abraão após o resgate de Ló. Deus, porém, lhe apareceu em uma visão, à noite, dizendo: “Não temas, eu sou o teu escudo” (Gn 15.1). O mesmo ocorreu com Gideão (Jz 7.10), com os discípulos (Mc 6.49,50) e ainda hoje com diversos servos de Deus. Em todos os casos, o Senhor se faz presente.

2. Fingimento. Abraão propôs a Sara que fingisse ser sua irmã. Por ser muito formosa, o patriarca pensou que se ela se passasse por sua irmã, os egípcios não o matariam (Gn 12.11-13). Abraão omitiu a verdade absoluta, usando de subterfúgios. A palavra do crente deve ser sim, sim e não, não (Mt 5.37). O fingimento é uma forma de mentira, e a Bíblia o condena taxativamente (1 Pe 2.1; Pv 25.23).

CONCLUSÃO

Por seu íntimo relacionamento com o Senhor, Abraão recebeu o título de “amigo de Deus” (2 Cr 20.7; Is 41.8; Tg 2.23). Foi o único a conquistar tamanho privilégio. Tendo saído de uma terra carregada de idolatria, Deus o honrou sobremaneira. Sua submissão ao Senhor foi o ponto forte de toda sua vida, como lemos no texto áureo desta lição.

Diante de todas as falhas humanas, Abraão tornou-se o maior modelo de fé e obediência a Deus. Sigamos, pois, o seu exemplo.
Fonte: Valorizeaebd.blogspot.com
Fonte: Revista da Cpad: Fonte das imagens: Memória em ação/ Lembrancinhas/ Título da Lição/ Blog Pequeninos de Jesus: Gospel Infantil.



Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

6 comentários:

  1. Gostei muito mim ajudou obrigada que Deus possa te abençoar cada dia mais beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e muito obrigada pelo blog, que o senhor continue lhe abençoando. De: Tia Irna (Paraiapebas- PA)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, conteúdo muito bom!
    Me ajudou bastante, Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns esse comentario rico para nós obrigada.

    Nielza, Maceio - Alagoas

    ResponderExcluir
  5. Amei ajudou muito. Já estou preparando a próxima aula dá EBD. Muito bom.

    ResponderExcluir