18 de janeiro de 2017

Dinâmica: O Êxodo: Lição 04 - Lições que aprendemos com as gerações passadas: Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel


Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Titulo da Lição: Lições que aprendemos com as gerações passadas.

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!


6 – Agora, vocês iniciam o estudo.
– Na lição de hoje estudaremos sobre 
 Lições que aprendemos com as gerações passadas.
– Depois, utilizem a dinâmica “Projeto 2017”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


   Dinâmica: O Êxodo
Objetivo: Socializar como ocorreu o êxodo do mundo de pecado para o Reino de Deus.
Material:
02 correntes confeccionadas com papel
Procedimento:
- Após a explanação da lição, falem novamente que a palavra “Êxodo” significa “saída”, do povo de Israel do Egito, onde viviam escravizados, para a terra prometida. Contextualizando este tema, podemos dizer que já fomos escravizados pelo pecado, mas hoje somos livres.
- Escolham um aluno e falem que ele vai representar a humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
- Coloquem a corrente na mão do aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
- Agora, peçam para que cada aluno, de forma objetiva, falem como aconteceu o êxodo do mundo de pecado para o reino de Deus.
Eles devem falar usando uma corrente nas mãos e depois solta a corrente quando falar do momento da conversão – a libertação.

   Dinâmica: Projeto 2017
Resultado de imagem para Projeto 2017
Objetivo: Planejar metas e ações para 2017.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2017.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2017.
- Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário