12 de outubro de 2016

Lição 3 - Felizes os que reconhecem que são pobres: Juniores de 9 e 10 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD.

  

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



JUNIORES - Tema: Servindo a Deus com alegria
Comentarista: Débora Machado
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
Lição 3 - Felizes os que reconhecem que são pobres
Notemos o contraste da vida desse oficial com muitos que hoje se dizem ser cristãos. Há uma crescente tendência a ser celebridade, a posar em fotos com pessoas renomes e de funções de destaques e postar nas redes sociais. O centurião não se achou digno de que o Filho de Deus entrasse em sua casa - humildade, reconhecimento de que ele como oficial nada era diante de Deus.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno reconhecer que nada podemos de nós mesmos. Reconhecer o Senhorio de Deus sobre nossas vidas nos torna prudentes e humildes.

Memorizando

“Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!" (Sl 40.17– NVI).


  Texto bíblico em estudo: Mt 5.3; Lc 7.1-10

As bem aventuranças
No Sermão do Monte (Mt 5.1-7.27), encontramos os atributos primários das pessoas que recebem a regra do Reino que Jesus traz. Há nove referencias diretas do Reino pedindo: humildade (5.3); disposição e sofrer perseguição (5.10); recusa em substituir comportamento genuinamente correto por falsa piedade (5.20); uma vida de preces (6.10,13); prioridade para os valores espirituais sobre os valores materiais (6.33) e acima de tudo, reconhecimento da Autoridade do SENHOR ao obedecer à vontade revelada de Deus (7.21).

Neste Sermão, vemos claramente a autoridade que o Senhor Jesus espera delegar aos seus servos será exercida somente para aqueles que estão dispostos a aceitar a regeneração da alma e a renovação de comportamento.

Estes são os chamados à vida e o ministério do Reino inclui a expectativa de que o Fruto e os Dons gerados pelo Espírito Santo se desenvolverão no crente. O mesmo Espírito que distribui Dons de Poder para o serviço no Reino, também age em nós para originar qualidades divinas de vida, de amor e um caráter consagrado a Deus.

Amado (a) enfatize aos pequenos que, todo o Evangelho é um convite para viver das virtudes e dos dons do Espírito Santo. Cada passo da vida de Jesus, cada palavra saída de sua boca nos leva a buscar a Deus com mais amor, a vencer as tentações, a agir bem. Se assim fizermos verdadeiramente seremos felizes.

Muitos podem ate pensar que são crianças para tais verdades, digo-lhes que não os subestimes, estamos vivendo dias em que Satanás montou uma estratégia que está tragando milhares de juniores, pré adolescentes e adolescentes com essa musica funk, repleta de pornografia, apologia ao crime, as drogas e ao sexo libertino.

O que mais vejo atualmente são crianças destas três faixas etárias, com celulares nas ruas e ônibus com essas músicas, e o que fica em seu subconsciente? E o que farão na primeira oportunidade que tiverem? – irão consumar o convite que ouvem através dessas musicas imundas.

Por isso mais uma vez digo: fale a eles acerca de onde acharão a verdadeira felicidade, obedecendo aos ensinos de Jesus, não sucumbindo as tentações e convites que satanás, o mundo e falsos amigos lhes fazem, porque uma vez aceitando será uma trilha de dor e sofrimento.

Felizes os pobres de espírito
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus”: ser pobre no espírito é dar a Cristo o absoluto primeiro lugar, o trono, o controle total da minha vida pela fé, obediência, e humildade. Ser pobres de espírito é ter a capacidade de esvaziar-se de todos os sentimentos egoístas, é não nos julgarmos autossuficientes. Os pobres de espírito não vivem ansiosos, nem autoconfiantes, mas dependem sempre do SENHOR pela fé, pela oração, firmados nas promessas divinas e na esperança do reino dos céus na sua plenitude.

- Obedecer resultará em: Vida eterna; Maturidade em compreender-me, aceitar-me e agir sob o ponto de vista de Deus; Maturidade em submeter-me a Deus e às autoridades.

- Desobedecer resultará em: Condenação eterna (Rm 6.23); Espírito crítico e insubmisso (Pv 13.10; 29.1, 23).
O centurião de Cafarnaum

Este centurião era oficial do império Romano, comandante de uma centúria ou destacamento de 100 soldados. Era um homem acostumado a dar ordens e ser obedecido.Ele era gentio, ou seja, não era israelita, mas notamos sua preocupação com o empregado doente - isso demonstra que era uma pessoa bem humana, sem preconceito de classe.

Ele ouviu falar sobre Jesus, e creu que Ele era realmente o Filho de Deus. Procurou Jesus e contou sobre a enfermidade de seu criado, rogando que Jesus o curasse.

Jesus se prontificou a ir até sua casa, e nesse momento vemos a fé e a humildade desse oficial:

_ "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz". (Lc 7.6-8 - NVI).

Notemos o contraste da vida desse oficial com muitos que hoje se dizem ser cristãos. Há uma crescente tendência a ser celebridade, a posar em fotos com pessoas renomes e de funções de destaques e postar nas redes sociais. O centurião não se achou digno de que o Filho de Deus entrasse em sua casa - humildade, reconhecimento de que ele como oficial nada era diante de Deus.

Jesus elogiou a fé e o comportamento desse homem que nem era israelita. E naquele momento, o criado do centurião foi curado.

Você se preocupa com as necessidades das pessoas que estão perto de você? Você tem preconceito social ou racial? " Se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado" (Tg 2.9a). Este centurião levou a necessidade de seu servo a Jesus e demonstrou uma fé surpreendente. Será que nos preocupamos com as necessidades de nossos familiares e amigos e levamos ao Senhor em oração?

CONCLUSÃO

Aprendemos muito com esse centurião - seu amor, sua prudência, sua fé e humildade. Oremos para que Deus através do Espírito Santo nos torne melhores e que essas qualidades venham através de nossas vidas, resultar em glorificação ao nome do SENHOR.


Memorizando:



Lembrancinhas:



VEJA TAMBÉM TODAS AS LIÇÕES<<Juniores de 9 e 10 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário