20 de setembro de 2016

Slides: Lição 13 - Promessas a Respeito do Messias como Servo Sofredor - Jovens


Clique nos links abaixo
Clique aqui EBD


Veja aqui todas as <Lições Bíblicas Jovens: Isaías: Eis-me aqui, envia-me a mim 3º Trimestre 2016

LEIA TAMBÉM:DINÂMICAS
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Slides:

1. TEXTO DO DIA "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (1 Pe 2.24)
2. SÍNTESE Isaías expõe todo o sofrimento de Cristo pela humanidade. O sofrimento de Jesus destruiu o poder que o pecado tinha sobre o homem.
3. TEXTO BÍBLICO Isaías 53. 3- 9
4. 3 Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. 6 Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.
5. INTRODUÇÃO
6. INTRODUÇÃO • O contexto das profecias que estudaremos na lição de hoje referem-se especialmente ao Messias. • Messias como tipo de Cristo, que fora enviado por Deus para salvar a nação de Israel e o mundo perdido por meio de seu sacrifício de Cruz. • Essas profecias de Isaias estão divididas em quatro cânticos, todos fazendo menção ao servo sofredor: 42.1- 9; 49.1-7; 50.4-9; 52.13-53.12.
7. I - AS QUALIDADES DO SERVO
8. 1. Promulgador de justiça • O cântico do Servo em Isaías 42 relata a sua missão : promover a justiça, cuidar dos que estão prestes a cair, promulgar a equidade e igualdade entre todos (Is 42.1-4). • Portanto, o Servo do Senhor não se imporia pela força (Is 42.2). • Ele seria um ser humano ímpar pela sua fineza no trato, prudência e beleza de caráter (Is 52.13). • Jesus nunca foi injusto nem usou de engano (Is 53.9). • O conhecimento do Servo e sua submissão à vontade de Deus garantem a justificação de todos os que creem (Is 53.11).
9. 2. Luz nas trevas • O Servo do Senhor permite que os povos que vivem em trevas tenham acesso à luz (Is 42.6; 49.6). • Todos os povos e extremidades da terra com acesso à luz e salvação de Deus. • Ele tem poder para libertar da prisão do pecado e da escuridão espiritual os que estão presos (Is 42.7). • Em Jesus isso se cumpri de forma plena.
10. 3. Poderoso em palavras • O Servo do Senhor tem habilidade com a Palavra • A Palavra tem poder para transformar o ser humano (Is 49.2; Hb 4.12). • A Palavra de Deus traz alívio ao cansado (Is 50).
11. PENSE Cristo deve ser o modelo para a nossa caminhada de vida cristã
12. PONTO IMPORTANTE As características do Servo Sofredor tipificam Cristo manifesto no Novo Testamento. O Servo Sofredor carrega consigo a manifestação da misericórdia, justificação e restauração de Deus à humanidade inteira.
13. II - O NOSSO PECADO LEVOU SOBRE SI
14. 1. A vileza do pecado • Cristo foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas iniquidades (Is 53.5). • Sobre Ele caiu o pecado de todos nós, as iniquidades dos injustos levou sobre si (Is 53.11). • Jesus foi equiparado aos transgressores, embora nunca houvesse transgredido (Is 53.12).
15. 2. O sacrifício substitutivo • A instituição sacrificial tem seu início no relato do Éden (animal foi morto para cobrir a nudez do ser humano). • O sistema de sacrifícios do AT previa matar animais para várias ocasiões (expiação, louvor ou agradecimento). • O sacrifício no AT tinha função de encobrir ou ocultar a culpa de alguém para apaziguar a ira de Deus. • Era o sacrifício de uma vida inocente oferecida em lugar de uma vida culpada, uma troca não merecida, mas aceita diante de Deus.
16. 3. A graça do sacrifício • O sacrifício de Cristo foi um favor imerecido de Deus favor dos pecadores arrependidos. • Cristo, o Servo Sofredor, fez essa substituição, o santo pelos pecadores, o justo pelos injustos. • Transitoriedade temporal dos sacrifícios do AT Vs Sacrifício com resultado permanente de Cristo (Hb 10.12).
17. PENSE Cristo manifestou tão abundante graça a nosso favor que nada pode mais servir de condenação para nossas vidas, se estamos em Cristo.
18. PONTO IMPORTANTE O Servo Sofredor revela a grandeza de Deus. Mediante a impossibilidade de o humano curar-se a si mesmo do pecado, Deus providencia o Servo Sofredor para curar a humanidade de suas dores resultantes do pecado.
19. III - SEU SOFRIMENTO, NOSSA CURA
20. 1. O sofrimento necessário • Os sofrimentos do Servo Sofredor foram indescritíveis = pré-requisito para cura todas as enfermidades. • Muitas doenças são ocasionadas pelos pecados individuais e a maldade de uns para com os outros. • NT - Cristo levou todo sofrimento sobre si, não apenas para curar o corpo, mas também a alma daqueles que creem no seu sofrimento na cruz. • Jesus sofreu até ser desfigurado e deixar as pessoas pasmas de tanto sofrimento (Is 50.6; Mc 15.17; Jo 19.1; Is 52.14). • Sofreu injustamente, mas calado como um cordeiro indefeso.
21. 2. Homem de tristezas • O profeta descreve o Servo Sofredor empregando uma linguagem que lembrava os leprosos (excluídos do convívio da comunidade). • Jesus sofreu uma das mais terríveis e amargas dores, a dor da solidão e do abandono (escondiam o rosto). • O desprezado levou sobre si nossas deformidades e doenças, a lepra incurável do pecado. • O seu sofrimento foi a garantia da nossa redenção.
22. Ao ser oprimido e ferido, Jesus ficou quieto como um cordeiro indefeso. Foi submetido a um julgamento injusto, uma morte indevida, uma cruz vergonhosa, uma sepultura emprestada, uma coroa horrorosa e acusado de pecados que não cometeu, tudo pela nossa salvação e cura. Lições Bíblicas Jovens - CPAD
23. PENSE O sofrimento de Cristo a nosso favor justifica uma resposta positiva de nossa parte diante de sua convocação à vida eterna.
24. PONTO IMPORTANTE O profeta Isaías quer mostrar ao povo que todo o sofrimento será carregado pelo Servo Sofredor a fim de livrar o povo da terrível dor de ter pecado contra Deus.
25. CONSIDERAÇÕES FINAIS
26. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nos aprendemos que: 1. O servo sofredor seria o promulgador da justiça, como uma luz nas trevas e poderoso em palavras. 2. O servo sofredor como a figura do sacrifício substutivo. 3. Cristo sofreu toda a dor que a humanidade deveria sofrer por causa do pecado, para garantir a nossa cura, transformação, libertação e salvação.
27. Subsídios bibliográficos
28. "A vil condição a que se submeteu e a sua manifestação ao mundo não concordam com as ideias messiânicas que os judeus tinham formado. Esperava-se que Ele viesse com pompa; ao invés disto, cresceu como uma planta, silenciosa e inadvertidamente. Ele nada tinha de glória que alguém houvesse pensado encontrar nEle. Toda sua vida foi extremamente humilde e penosa. Feito pecado por nós, viveu a sentença pela qual expôs o pecado. Os corações carnais não contemplam nada que o interesse no Senhor. [...] Os nossos pecados foram os espinhos na cabeça de Cristo, os cravos em suas mãos e pés, a lança que o feriu. Foi entregue à morte por nossas ofensas. Por seus sofrimentos adquiriu para nós o Espírito e a graça de Deus para mortificar as nossas corrupções, que são as enfermidades de nossa alma. [...] Lembremo-nos de nossa longa lista de transgressões e consideremos-lhe sofrendo sob o peso de nossa culpa. Aqui se lança um fundamento firme sobre o qual o pecador temeroso pode descansar a sua alma. Nós somos a aquisição de seu sangue, e as obras de valor de sua graça; por isso Ele intercede continuamente, e prevalece destruindo as obras do Diabo" (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.pp. 599-600).
29. "O servo do Senhor (Is 42.1) Essa frase tem grande significado em Isaías. Frequentemente refere- se a Israel (cf. Is 41.8-10). Porém, o servo Israel falhou em completar sua missão para Deus. Como resultado, Deus deve enviar outro Servo, o Messias. Ele será autorizado por Deus e será a chave que abrirá as cadeias dos cativos (Is 42.1-9). Ele falará às nações e demonstrará o esplendor de Deus. Deus o guardará, apesar da sua missão requerer sofrimento. Apesar de rejeitado pelos homens, o Servo está destinado a ser exaltado. O que se segue é uma atordoante predição onde, literalmente, é retratada a crucificação de Jesus em detalhes. Através da morte, o Servo completará as finalidades de Deus e, então, Ele mesmo será elevado à glória. Esses cânticos do servo não somente demonstram Cristo em sua essencial beleza, mas também servem para modelar a natureza de todo o serviço. Qualquer que serve a Deus deve: ter o desejo de assim fazer; permanecer humilde ante os outros e dependente do Senhor; estar comprometido em ganhar a liberdade de outros presos do pecado" (RICHARS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 432).
30. HORA DA REVISÃO 1. Cite onde estão localizados os quatro cânticos do Servo em Isaías. R) Os quatro cânticos do Servo estão em Is 42.1-9; 49.1-7; 50.4-9; 52.13- 53.12. 2. Quem é o Servo Sofredor de Isaías? R) É o Messias, o Cristo enviado de Deus para salvar a humanidade. 3. Qual o significado messiânico de ser luz nas trevas? R) Significa libertação da prisão do pecado e da escuridão espiritual. 4. Por que o sofrimento de Cristo foi necessário? R) Para curar todas as enfermidades e doenças do corpo, mas especialmente as feridas da alma humana. 5. Por que a morte de Cristo foi necessária? R) Para reconciliar todos em todo o mundo com Deus e assim providenciar uma tão grande salvação.
31. Referências
32. REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. ARAUJO, Israel de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. Comentário Bíblico Beacon. Vol 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. CROATTO, J. S. Isaías. Vol I: 1-39. O profeta da justiça e da fidelidade. Petrópolis: Vozes, 1989. FEINBERG, Charles L. Os profetas menores. São Paulo: Vida, 1988. HENRY, Matthew. Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. Isaias: eis-me aqui, envia-me a mim. 3º Trim, Edição Professor, Rio de Janeiro, 2016.
33. REFERÊNCIAS MERRILL, H. Eugene. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 12.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. NAKANOSE, Shigeyuki; PEDRO, Enilda de Paula. Como ler o Primeiro Isaías (Is 1-39). São Paulo: Paulus, 2002. RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução. Santo André-SP: Academia Cristã, 2009. RICHARS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012 SCHOKEL, Alonso Luís; SICRE. José Luís. Os profetas. São Paulo: Paulus, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel. Petrópolis: Vozes, 1996. SILVA, Airton José. A voz necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. São Paulo: Paulus, 1998.
34. 
Elaboração dos slides Pastor. Natalino das Neves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário