22 de julho de 2016

Atributos divinos do Espirito Santo: eternidade; onipresença; onipotência e Onisciência


A Bíblia sagrada
O Espírito santo opera na vida dos cristãos, despertando a fé e renovando a esperança, fortalecendo o homem na fé e no amor (SIMON, 1993).

A Divindade Espírito Santo, é uma das três pessoas da Trindade, possui os atributos concernente ao Pai e ao Filho Jesus Cristo, a saber, a Onipotência, Onisciência e Onipresença

Onipotência se refere a origem de todo o poder que há no universo, seja físico ou espiritual.
Onisciência diz respeito ao total conhecimento de todas as coisas, nada se compara a sabedoria de Deus. Conhece o ser humano em profundidade e sabe o pensamento de cada um.
Onipresença, confirma a presença do Espírito Santo em toda parte, penetra em todas as coisas em sua total intensidade.

Onipotência
Por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilirico, tenho divulgado o evangelho de Cristo (Romanos: 15:19).
1- Eu te amo, ó Senhor, força minha. 2- O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte (Salmos: 18:1-2).

Onisciência
Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe (Salmos: 139:2; 11; 13).

Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens (I Reis: 8:39).

Onipresença
Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? _ diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? _ diz o Senhor(Jeremias: 23:23-24).

Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas (Efésios: 4:8-10).

A Bíblia confirma a Onipresença de Deus em todos os espaços, Onisciência e Onipotência em majestade e poder do Espírito Santo. Na qual é reconhecida a grandeza de Deus promovendo fé e segurança àqueles que crêem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.Fonte: Portal - Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário