Autoridades mexicanas procuraram nesta segunda-feira (29/01) por um cilindro com material radioativo que foi roubado no final de semana no município de San Juan del Rio, na região central do país. Cinco estados foram colocados em alerta depois do roubo.
O irídio 192, usado em radiografias, estava em um cilindro amarelo dentro de um carro que foi roubado no sábado pela manhã. O Ministério do Interior alertou que o material pode ser perigoso, se não for manejado corretamente, e pode causar sérios danos em caso de contato, mesmo que por um curto período de tempo.
As autoridades informaram também que não há riscos, se o material permanecer armazenado dentro do recipiente, e pediram ainda a ajuda da população para encontrar o cilindro com a fonte radioativa.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o irídio 192 é classificado na categoria 2 de fontes radioativas, o que significa que o contato com o material por um longo período de horas ou dias pode ser fatal.
A agência também ofereceu ajuda ao México na busca pelo material. Casos de roubo de materiais radioativos são não raros no país. Em abril de 2015, autoridades mexicanas reportaram o furto de irídio 192, que foi encontrado uma semana depois. Esse foi o quatro caso desse tipo desde 2013.
O roubo de material radioativo no México, geralmente, é acidental e ocorre durante o furto de outros bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário