17 de fevereiro de 2016

Os dois Caminhos

ESCOLHENDO O CAMINHO
Quando começamos uma viagem para um lugar que não conhecemos, averiguamos primeiro em que direcção se encontra. Então, iniciamos a nossa jornada com os olhos bem abertos, e se notamos que estamos num caminho errado, damos meia volta e procuramos o caminho correto.

Cada dia da nossa vida estamos viajando por este mundo em direção à Eternidade, para um destino que nunca terá fim e que não se pode trocar, uma vez que chegamos ali. “Sabes tu para onde vais?”

O NOSSO LIVRO GUIA

Deus no seu Amor e misericórdia, tem-nos dado um livro-guia, a BÍBLIA, que indica claramente o caminho que temos a percorrer. Sem a BÍBLIA, andaríamos em trevas. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho” (Salmo 119.105).

O CAMINHO LARGO

Neste caminho há muita gente. “Larga é a porta e espaçoso só é caminho que conduz a perdição e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7.13). A maior parte destes tem os seus olhos fechados e não se importam, nem se apercebem que estão no caminho da perdição.

“Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas o fim deles são os caminhos da morte” (Provérbios 14.12).

“O deus deste século, o diabo, cegou os entendimentos dos incrédulos” (2Coríntios 4.4).

AS CARGAS

As pessoas que andam neste caminho largo vivem carregadas de pecado, porque “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).

Não podemos ocultar os nossos pecados aos olhos de Deus, porque o homem olha para o que está diante dos seus olhos, mas Deus olha para o coração (1Samuel 16.7).

AS CARGAS ESTÃO SEGURAS COMO CADEIAS

Não podemos nos desfazer nem de um só pecado, por nossos próprios esforços. A carga aumenta de peso quanto mais vai passando o tempo e por fim o salário do pecado que nos domina é a morte (Romanos 6.23).

O RELÂMPAGO

O Juizo de Deus está representado pelo relâmpago: “assim ao homem está ordenado morrer uma só vez vindo depois disso o juizo” (Hebreus 9.27).

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos grandes e pequenos que estavam diante do trono e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro que é o da vida e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros segundo as suas obras. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo”(Apocalipse 20.11-15).

O FOGO

Posto que Deus é Santo e Justo e o pecado é infração à sua Lei, tem que haver castigo contra o pecado! Os maus irão para o inferno bem como todos aqueles que se esquecem de Deus (Salmo 9.17).

Para chegar ali, não é necessário ser muito mau; basta rejeitar a oferta da Gloriosa Salvação que Jesus oferece a todo o pecador, pois Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Deus no seu infinito amor, não querendo que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se, providenciou um caminho de escape para todos os que O desejam em verdade, pois Ele está cada dia movido de íntima compaixão, pelas almas sem salvação.

O CAMINHO DA VIDA, O SALVADOR

Como nós próprios não podíamos nos libertar dos nossos pecados, nem do justo castigo que nos aguardava. DEUS providenciou um SALVADOR.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). O Senhor Jesus sendo Deus fez-se homem, para poder morrer na cruz do calvário por toda a humanidade, dando assim a sua vida divina e inocente, derramando o seu precioso sangue e sofrendo o castigo que os nossos pecados mereciam.

Ele permitiu que fosse preso por homens malvados, e também o cuspissem e o açoitassem, até que o Seu corpo ficou coberto de feridas sangrentas. Igualmente colocaram uma coroa de espinhos sobre a sua cabeça, e por fim cravaram as suas mãos e pés numa cruz, onde Ele foi cercado de dor e agonia, levando assim em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro (1Pedro 2.24). Ele morreu por ti e por mim!

SUA RESSURREIÇÃO

Depois de estar três dias no sepulcro, Jesus ressuscitou para que tu e eu possamos ter um Salvador vivo, que tem todo o poder no Céu e na terra (Mateus 28.18).

Agora está à direita de Deus, no Céu “portanto pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7.25).

O CÉU

Todos queremos um dia ir para o Céu. O Senhor Jesus disse: “vou preparar-vos lugar e se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também” (João 14.2-3).Ali limpará Deus toda a lágrima dos nossos olhos e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor! Ali não haverá mais noite, porque o Senhor Deus os alumiará” (Apocalipse 21.4; 22.5). “É um lugar Santo e não entrará nele coisa alguma que contamine e cometa abominação ou mentira, mas só os que estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocaplipse 21.27).

Assim, há um só caminho para o Céu. Disse o Senhor Jesus: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai se não por Mim” (João 14.6). “Em nenhum outro há salvação, porque não há outro nome debaixo do Céu dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos. 4.12).

COMO ENTRAREMOS NO CAMINHO PARA O CÉU?
Arrependendo-nos e crendo no Evangelho (Marcos 1.15). Arrependimento significa voltar do pecado para Deus.
Vem ao Senhor Jesus Cristo tal como estás, com a tua carga de pecado, e pede-lhe que te perdoe. O Senhor Jesus disse: “O QUE VEM A MIM, DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA” (João 6.37). “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
Confia somente em Jesus para a tua salvação, porque o sangue de Jesus Cris­to seu filho, nos purifica de todo o pecado. I João 1:7.
Jesus dar-te-á uma nova vida: A VIDA ETERNA. “Quem ouve a minha palavra e crê naquele me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5.24). “Assim, que se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já, passaram eis que tudo se fez novo” (2Coríntios 5.17).
Encontrarás paz e segurança. “Justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”(Romanos 5.1). “E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu filho. Quem tem o Filho tem a Vida; quem não tem o filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a Vida Eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1João 5.11-13).

COMO VIVER A NOVA VIDA
Leia a Bíblia, pois ela é a Luz para o nosso caminho e o alimento para a nossa alma. “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1Pedro 2.2). Pede a Deus que te guie nesta leitura pelo Seu Espirito Santo.
Achega-te a Deus cada dia em oração. “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que exede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”(Filipenses 4.5-7).
Fala aos outros de Cristo. “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti” (Marcos 5.19).
Quando fores tentado, clama ao Senhor. “Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hebreus 2.18).
Se caires em algum pecado, confessa-o imediatamente a Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1João 1.9).
Procura reunir-te com os outros crentes no Senhor Jesus Cristo: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15.12).
Obedece sempre a Deus. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra” (João 14.23).
Não tenhas medo porque Cristo está contigo: “Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13.5).
Entrega todo o teu ser ao Senhor Jesus Cristo: Permite que o Senhor Jesus dirija a tua vida segundo a sua vontade, pois assim encontrarás a felicidade.

O Senhor Jesus Cristo é o ÚNICO SALVADOR e é também um SALVADOR COMPLETO. NÃO NECESSITAS DE OUTRO SALVADOR, POIS ELE É ÚNICO; QUEM NELE CRÊ, NUNCA SERÁ CONFUNDIDO.
Fonte: Folheto evangelístico da Missão de Literatura Evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário