O Iraque não foi avisado sobre os exercícios militares realizados perto de fronteira iraquiano-saudita com a participação dos países da coalizão antiterrorista islâmica, disse à Sputnik o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do Iraque, Ahmad Jamal.
Em 14 de frevereiro, no norte da Arábia Saudita iniciaram-se os exercícios de grande escala “Trovoada Setentrional” com a participação de forças do Egito, Sudão, Jordânia e de outros países árabes e islamistas que fazem parte da coalizão criada por Riad. A mídia informou que os exercícios durarão até 10 de março e deles participarão cerca de 150 mil militares.
“Ouvimos falar sobre as manobras militares na Arábia Saudia, não somente saudito-americanas, mas com a participação de 34 países da coalizão islâmica. Ninguém nos avisou, no Ministério das Relações Exteriores, sobre quaisquer exercícios perto de fronteira iraquiana, não coordenou a questão conosco. Com certeza, isso provoca preocupações”, disse a fonte.
O conselheiro do Ministério da Defesa da Arábia Saudita havia antes sublinhado, em entrevista à Sputnik, que os exercícios não são preparativos para qualquer operação militar concreta. São destinados a aumentar a prontidão militar das forças dos países árabes e a estimular a troca de experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário