24 de novembro de 2015

História para crianças - Eliseu ressuscita o filho da viúva sunamita

Comunidade significa interessar-se pelos outros
VERSO PARA MEMORIZAR (jd 3t 10)
"Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se." Eclesiastes 4:10 NVI



Vivo de novo!
2 Rei 4:8-37

OBJETIVOS
SABER que Deus abençoa aqueles que ajudam outras pessoas.
SENTIR-SE feliz porque Deu pode ajudá-la a ajudar outras pessoas.
RESPONDER procurando descobrir algo de bom que possa fazer a alguém.
MENSAGEM Os filhos de Deus são bondosos uns para com os outros.

Resumo da história bíblica
Uma mulher sunamita deseja fazer algo de bom para o profeta Eliseu, por isso ela e seu marido preparam um quarto para quando ele estiver em sua cidade. Eliseu fica feliz e deseja retribuir a bondade deles. A mulher deseja muito ter um filho, por isso Eliseu pede para Deus dar um filho a ela. Deus atende à oração, e a mulher tem um filho — um menino que ela tanto havia desejado. Algum tempo depois, o menino morre, e a mulher pede para Eliseu vir. Eliseu ora, e Deus ressuscita o menino. A família novamente fica feliz por Deus ter respondido à oração do profeta.

O Tópico Desta história bíblica hoje é Comunidade.

As pessoas da família de Deus estão sempre dispostas a fazer boas coisas para os outros. Deus fica feliz quando oramos pelos outros e quando os ajudamos. Ele ouvirá e responderá nossas orações. Ele nos ajudará para podermos ajudar os outros. Por Deus ser todo-poderoso e poder fazer todas as coisas, Ele nos ajudará a sermos bondosos com os outros.

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado (escolha somente uma atividade desta seção):

Preparação para o convidado

Toques especiais
Enriquecimento
“Muitas vezes as pessoas que possuem riquezas se tomam egoístas e se esquecem das necessidades e desejos dos outros. Mas não foi isto o que aconteceu com a mulher de Suném. Ela era importante; mas não perdeu a bondade humana. Não vivia apenas para si mesma, mas se esforçava para fazer os outros felizes. Ela possuía muitos bens, e os compartilhavam com os outros. Não permitia que suas tarefas e responsabilidades domésticas a fizessem esquecer das necessidades e desejos de Eliseu, e talvez de muitas outras pessoas. Quando Eliseu viajava, ele freqüentemente antevia os momentos agradáveis de descanso e tranqüilidade que desfrutaria quando chegasse a Suném. Uma hospitalidade bondosa ajuda a trazer um pouco da paz e da amizade do Céu aos habitantes deste mundo.”

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:
Posso ser uma benção

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Mãos de bençãos

Cânticos Sugestivos

Oração

Vocês conhecem alguém em nossa família da igreja que precisa de ajuda? Como vocês podem ajudar essa pessoa? Esperar por resposta e, então, pedir que voluntários orem para que Jesus os ajudem a encontrarem maneiras de auxiliar os outros.
LIÇÃO BIBLÍCA

Vivenciando a historia

Pedir às crianças que ajudem a preparar os itens relacionados acima para fazer um quarto especial. Deixa-las a ajudar a preparar e enfeitar a mesa, arrumar a cama e os travesseiros no lugar. Convidar as crianças para se ajeitarem de maneira confortável sobre a “cama” preparada, enquanto a história é contada. Dizer às crianças que elas podem fazer de conta que são o menino da história. Quando Eliseu curar o garoto, as crianças podem fazer de conta que espiram varias vezes e, então, se levantam da “cama”. - Que comida gostosa! — Eliseu falou bondosamente à mulher sunamita. — Muito obrigado por me convidar para o almoço. Eu sempre fico contente de visitar seu lar quando venho a Suném. Mas agora preciso seguir o meu caminho. Eu verei vocês outra vez quando passar por aqui.
A mulher e seu marido acompanharam Eliseu até fora da porta. Eles permaneceram em seu belo jardim, acenando para Eliseu enquanto ele se afastava. — É bom podermos convidar o homem de Deus para comer conosco quando ele passa pela nossa cidade — disse a mulher sunamita a seu marido. — Não seria bom construirmos um quartinho de hóspedes na parte de cima de nossa casa? Colocaríamos nele uma cama, uma mesa e cadeira e uma lâmpada. Então, ele teria um lugar confortável para ficar quando nos visitasse.
O marido da mulher achou que era uma ótima idéia. Ele pediu que seus servos começassem a construção imediatamente. E a mulher deixou o quarto bem bonito. Ela cobriu a cama com mantas coloridas. Colocou almofadas macias na cadeira.
Depois de algum tempo, Eliseu novamente viajou para Suném. E de novo foi convidado a visitar a mulher e seu marido. Ele ficou muito feliz em ter um lugar agradável para ficar.
Eliseu se sentia muito feliz e agradecido pelas coisas que a mulher e o marido lhe tinham feito. Ele desejava fazer alguma coisa por eles. Ele sabia o que fazer. Pediu a seu servo que perguntasse à mulher o que ele poderia fazer por ela. Ela, porém, não queria presente. O servo disse a Eliseu o que a mulher falara, mas acrescentou:
— Ela não tem filhos. Toda mulher em Israel deseja um filho.
Eliseu mandou chamar a mulher.
— Eu pedi ao Senhor para lhe dar um filho — lhe disse ele, com um sorriso. — No próximo ano, você terá um filhinho.
No ano seguinte, a mulher e seu marido tiveram um bebê — um menino. Eles ficaram muito felizes! O bebê era um maravilhoso presente de Deus.
O menininho crescia mais e mais. Em um dia quente de verão, ele saiu para o campo para ver o pai, que trabalhava ali. De repente, ele começou a gritar: “Minha cabeça dói! Minha cabeça dói!”
O pai do menino chamou um servo.
— Meu filho está doente. Leve a criança para a mãe.
O servo correu através do campo e entregou a criança à mãe. A mamãe pegou o filhinho no colo e procurou confortá-lo. Mas o menino morreu.
A mãe chorou muito. Então, pegou o menino e levou para o quarto de Eliseu e o colocou na cama de Eliseu [ter uma criança deitada]. Ela chamou o marido e pediu um servo para ir com ela procurar Eliseu.
Eliseu foi com a mulher para a casa dela. Ele subiu para seu quarto especial e viu o menino deitado muito quieto. Ele silenciosamente fechou a porta. Ajoelhou-se junto à cama e orou para que Deus restaurasse a vida do menino. Eliseu orou mais e mais. E Deus respondeu à sua oração.
De repente, o menininho espirrou sete vezes. [Encorajar as crianças a espirrarem sete vezes enquanto você conta.] A mulher pegou seu filhinho muito amado. Ela o abraçou e o beijou. Abraçou-o e o beijou de novo. Ela chorava e ria ao mesmo tempo. Ela procurara ser uma bênção para Eliseu sendo bondosa para ele e lhe dando um quarto para ficar, mas o Senhor a abençoara ainda mais. Ele fizera seu filho viver novamente!

Analisando Dar tempo para respostas. Como a mulher se sentiu quando seu filho nasceu, e quando Eliseu orou para que seu filho voltasse a viver? Quando o menino voltou a viver? O que vocês acham que Eliseu pensou quando Deus o usou para trazer o menininho de volta à vida? Deus usou Eliseu para ajudar a família da sunamita. Ele foi uma benção para eles. Deus deseja que também sejamos uma benção para os outros ao ajuda-los. Lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la junto:

OS FILHOS DE DEUS SÃO BONDOSOS UNS PARA COM OS OUTROS.

Estudo da bíblia

Abrir a Bíblia em 2 Reis 4:8-37 e apontar os versos. É aqui na palavra de Deus, a Bíblia, que se encontra a história de hoje. Ler os versos 8-22, 32-37 em voz alta, parafraseando se for necessario.

Analisando

Dar tempo para respostas Por que a mulher foi ao encontro de Eliseu quando seu filho morreu? Como vocês acham que ela se sentia? O que Eliseu fez? Deus ouviu a oraçao de Eliseu? Deus ouve suas oraçoes ? Vamos agradecer-Lhe agora mesmo por responder às nossas oraçoes. Fazer uma pausa para uma breve oração. A mulher sunamita foi bondosa com Eliseu. Eliseu também foi bondoso para com ela. Vamos nos lembrar de nossa mensagem de hoje. Repitam comigo:

OS FILHOS DE DEUS SÃO BONDOSOS UNS PARA COM OS OUTROS.

Verso para decorar

Abrir a Biblia em 2 Reis 4:2 e apontar para o texto. É aqui na Biblia, a Palavra de Deus, que encontramos nosso verso para decorar. Ler texto em voz alta: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se” Eclesiastes 4:10, NVI. Entao, ensinar o verso conforme esboçado abaixo.

Pedir às crianças que formem duplas. Pedir às duplas que se movimentem para que tenham espaço suficiente para a atividade. A primeira criança pela mão e a ajuda a levantar-se, enquanto diz: “o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.”

Repetir algumas vezes a atividade; depois inverter os papéis e repetir mais algumas vezes. Finalmente, pedir que todos digam juntos o Verso para Decorar.

Vamos pedir a Jesus para nos ajudar a sermos uma bênção para todos com quem entrarmos em contato durante a semana?
Pelo que você vive?

Deus chamou você para cuidar de quem esta semana?

Quanta alegria e gratidão aquela mãe sentiu por Eliseu ressuscitar seu filhinho. Quanto louvor ela deve ter dado a Deus pelo milagre! Deus realiza milagres em nossa vida. Lembre-se disso sempre!! Deixe essa mensagem bem clara em seu coração.


 Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário