31 de agosto de 2015

Isabel - JUSTA DIANTE DE DEUS - Mulheres da Bíblia

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site


Isabel - JUSTA DIANTE DE DEUS
"E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6 - ACF).

Isabel, cujo nome significa "Deus é meu juramento", era casada com o sacerdote do templo Zacarias. Ambos já eram velhos quando os conhecemos pela primeira vez na Bíblia. Enquanto ele tinha uma atividade de destaque (ele era sacerdote), ela vivia apenas para a sua casa e ... era uma mulher estéril. Essa sua condição a deixava triste, pois qual era a mulher judia que não queria ter um filho? Qual era a mulher que não queria dar um filho a seu marido? Em Israel, ser uma mulher estéril significava que ...

1- seu esposo poderia se divorciar dela se ela não pudesse lhe dar filhos;
2- a mulher tinha pecado em sua vida.Apesar de ser estéril, nenhuma destas duas afirmativas atingia a vida de Isabel. Ela, com certeza, não se preocupava como o divórcio, pois seu marido a amava e era, assim como ela, uma pessoa temente a Deus e dedicado a Ele.Por outro lado, ela, por ser uma mulher de Deus, certamente, não se preocupava com o que os outros diziam sobre não ter filhos por causa de pecado. Lucas 1:6 nos diz que ela andava "... sem repreensão em todos os mandamentos." Apesar de não ter filhos ela repousava a sua vida nas mãos do seu Deus.Assim como Isabel, devemos lutar para sermos mulheres irrepreensíveis em todos os mandamentos do Senhor.Assim como Isabel, devemos aceitar, em atitude de obediência e não de revolta, com reverência e com alegria, o plano que Deus traçou para a nossa vida.Isabel era descendente do sacerdote Arão, irmão de Moisés. Ela foi criada numa família que conhecia e amava a Deus. Além de tudo isso, ainda se casou com Zacarias que era sacerdote do templo do Senhor.Ela foi uma mulher que aprendeu com seus antepassados a amar e ser fiel a Deus. Você e eu, podemos não ter tido antepassados que amassem o Senhor, nem tivessem suas vidas dedicadas a Ele, mas podemos a partir de nós, começar uma família que anda nos caminhos de Deus, que O ama, que O teme e que tem toda a sua vida dedicada a Ele. Que tenho, então, que fazer?
1- Tenho que falar, diariamente, a meus filhos das boas novas do Evangelho deixado por Deus na Sua Palavra.
2- Tenho que mostrar a eles o plano da salvação através do sangue derramado por Jesus no nosso lugar.
3- Tenho que lhes falar do grande amor de Deus que não mediu esforços para sacrificar o Seu próprio Filho para morrer no nosso lugar.Você quer que seus descendentes tenham este mesmo espírito de amor que tinha Isabel?Você quer que eles sejam mais que vencedores e justos?Você quer que eles sigam e cumpram as leis de Deus?Você quer que eles sejam obedientes aos mandamentos de Deus?Então, fale sempre do amor do Senhor a eles.Apesar de velho, Zacarias vivia orando ao Senhor para que Ele lhe desse um filho. Um certo dia, ele foi surpreendido por um anjo do Senhor que lhe disse: "Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho e lhe porás o nome de João" (Lucas 1:13 - ACF).A Bíblia nos diz que ele não creu no que estava ouvindo e por isso o anjo Gabriel lhe disse: "... eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam ..." (Lucas 1:20 - ACF).Muitas vezes, agimos como Zacarias não crendo nas promessas do Senhor. Em nenhum lugar da Bíblia vemos Isabel duvidando da promessa do Senhor mas vemos o seu reconhecimento ao saber que estava grávida. Ela disse: "Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens" (Lucas 1:25 - ACF).Quando estamos andando com o Senhor, em doce comunhão com Ele, Ele nos abençoa e nos usa.Você tem atendido ao chamado do Senhor quando Ele, muitas vezes, usa pessoas para convidá-la para exercer um ministério na igreja?Você é uma pessoa agradecida ao Senhor pelo dom ou dons que Ele lhe deu?Você tem atendido ao chamado do Senhor quando você está lendo a Bíblia e é tocada a fazer algo para Ele?Você, realmente, crê que é Ele que a está chamando ou, como Zacarias, duvida e nada faz para o Senhor?Para fazer algo para o Senhor não é necessário que Ele nos chame mas devemos colocar toda a nossa vida em Seu altar e nos oferecer para Seu serviço, dizendo: "Senhor, eis-me aqui, usa-me segundo a Tua vontade!"Isabel creu no que o Senhor prometera a seu marido, apesar de ser uma mulher já idosa. Ela creu que se o Senhor iria presenteá-la com tão grande dádiva, Ele, com certeza, supriria toda e qualquer dificuldade.Você crê que o Senhor faria o mesmo por você? Quando o Senhor chama Ele capacita.Isabel estava feliz por causa do filhinho que estava para nascer e era no Senhor, no Deus que ela tanta amava, que ela buscava forças.Podemos imaginar o quanto ela foi agradecida a Ele e como confiou na Sua promessa quando Ele disse a Josué e em seu coração estaria também dizendo a ela: "... Esforça-te, e tem bom ânimo. não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo. por onde quer que andares" (Josué 1:9 - ACF).Provavelmente, Isabel, por causa da sua idade avançada, estava apreensiva. Estava apreensiva mas estava feliz com este presente que o Senhor lhe deu.Não é maravilhoso receber do Senhor, um filho?Estou lendo o livro "De Volta Ao Lar" de Mary Pride e nele existem vários depoimentos de mulheres do Movimento Feminista e de "feministas evangélicas". Enquanto Isabel, Sara, Rebeca, Raquel e Ana queriam tanto ter um filho, vejam para qual finalidade este casal queria ter um filho: "Um engenheiro de 28 anos, que sofria de hemofilia, achava insuportável a vida numa máquina de diálise. Ele não podia ter um transplante de rins de um membro da família, já que ele havia sido adotado e não sabia quem eram seus pais naturais. Então ele imaginou uma solução nova para o seu problema: 'A esposa dele engravidaria e, depois de cinco ou seis meses, faria um aborto. Os rins do seu próprio filho pré-nascido seriam então transplantados pra ele.' Sua idéia é digna não só porque o próprio pai tramou a morte do próprio filho, mas também porque chegamos ao ponto em que os meios de comunicação respeitam idéias desse tipo."Você, é favor do aborto? Você é a favor de idéias como estas?Desde o momento da concepção o bebê já é um ser humano criado à imagem de Deus. O rei Davi disse no Salmo 51:5; "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe."Veja enquanto as feministas e as "feministas evangélicas" lutam pela legalização do aborto, vemos mulheres chorando, implorando a Deus que lhes conceda a alegria de ter um filho. Vamos falar um pouco de algumas dessas mulheres...Ana - Como foi seu pedido ao Senhor?"Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da Tua serva, e de mim Te lembrares e da Tua serva não Te esqueceres, mas à Tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida..." (1Samuel 1:10-11).Rebeca - Não teve filhos durante os primeiros vinte anos de sua vida com Isaque. Mas a Bíblia diz que ele orou insistentemente ao Senhor pedindo que Ele tivesse um filho com Rebeca. Veja o que a Palavra de Deus nos diz em Gênesis 25:21: "E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu."Eu ou Você - O que Deus poderia escrever sobre o meu ou o seu desejo de ter um filho? Ele é para mim ou para você uma bênção? Ou fazemos nós parte destas "feministas evangélicas" que preferem não ter filhos porque ... vamos ter nossos corpos deformados, vamos perder anos de nossas vidas criando-os, vamos ter nosso orçamento comprometido ...?Veja o que um comentarista bíblico disse: "Pode-se dizer com certeza acerca de qualquer mulher de Deus na Bíblia, mesmo que ela já tivesse muitos filhos, que receber mais um seria uma grande alegria para ela... Mas (não sabemos que tipo de mal leva isto a acontecer) como é que hoje há entre nós dezenas de milhares de mulheres cristãs para as quais a promessa de filhos seria tristeza e angústia, em vez de consolo e alegria."Isabel não se revoltou apesar de toda a sua vida ter se transformado. Um filho era tudo que ela queria e este seria "grande diante do Senhor" (Lucas 1:15).Quando ela se encontrava no sexto mês de gravidez, recebeu a visita de Maria, sua prima. Ao ouvir sua saudação, sentiu que "a criancinha saltou no seu ventre" (Lucas1:41).Ah! Veja que palavras lindas soam aos nossos ouvidos quando ela (Isabel), cheia do Espírito Santo, diz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?" (Lucas 1:42-43). Maria então disse : "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46-47).Vemos aí, duas mulheres tementes a Deus, duas mulheres que amavam a Deus e que se regozijavam em suas condições de mulheres grávidas e que esperavam com amor a chegada de um filhinho.Você ficava feliz todas as vezes que descobria que estava grávida? Ou você se revoltava, chorava e se lamentava por causa da condição em que se encontrava ... esperando um filho que você não estava desejando? Bendita é a mulher que recebe do Senhor, de braços abertos e com o coração cheio de júbilo, o dom e o privilégio de ser mãe! Que cada uma de nós possa louvar e agradecer a Deus pelo dom de ter filhos e pelo milagre da vida. Que eu e você possamos agradecê-Lo por Ele ter cuidado de nós quando ainda estávamos no ventre de nossa mãe... "Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Salmo 139:13-16).
Leia também:Wikipédia

Para saber mais a respeito de Isabel, leia Lucas Cap. 1 Vers.1 ao 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário