10 de abril de 2015

PASCOA uma festa genuinamente Bíblica!

Pessach / Páscoa
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, significa literalmente “passagem”; “passar além”, pois o Senhor “passou” sobre as casa dos filhos de Israel, poupando-os. Êxodo 12.27

“...Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou.”

É uma festa judaica instituída por Deus (Ex 12 1-2) como um memorial para que os filhos de Israel jamais esquecessem de que foram escravos no Egito e que o próprio Deus os libertou com mão poderosa, trazendo juízo sobre os deuses do Egito e sobre Faraó. Êxodo 12

“E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Ex 12.14
A Festa de Pessach (Páscoa) acontece no décimo quarto dia do primeiro mês (Abibe ou Nisã, entre a metade de Março(22) e a metade de Abril(25)). É seguida no décimo quinto dia, pela Festa dos Pães Asmos, Ex 12.6; Ex 13.4; Lv 23:4-8; Dt 16:1-8; com duração de 7 dias, Ex 12.15; aproximadamente no ano 1445 a.C.

Essas duas festas (Páscoa e Pães Asmos) são consideradas uma só festa.

"É necessário não esquecer que os judeus contam o dia de pôr-do-sol a pôr-do-sol, cerca das 18h às 18h. Assim, o dia 14 de Nisã começava ao pôr-do-sol (18h) do dia «treze»."

“No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.” Ex 12.18

Pessach é uma Festa de tradição Judaica, conhecida também como “Festa da Libertação”.

Mesmo sendo uma data muito popular, a Páscoa ainda deixa muitas pessoas em dúvida, confundidas com as informações errôneas que a mídia oferece.
Muitos não entendem como surgiu esta festa e qual o seu verdadeiro significado. Infelizmente, o ovo de chocolate invadiu a cerimonia e banaliza um ato tão solene.
Esse costume (ovos de pascoa, presentes) não faz parte da verdadeira festa de Pascoa (Judaica e Cristã), não é citado na Bíblia. Portanto este costume (que muitos insistem em colocar na mente de nossas crianças) é uma alusão aos antigos rituais pagãos, rituais a deuses estranhos.

“Não faz parte da celebração ‘Páscoa’ “
Ovos: A Bíblia não comenta nada a respeito de ovos! A origem é pagã, em rituais oferecidos a Ostera, deusa da primavera. Esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos. Ostera (ou Ostara) equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, Ceres. Ishtar ou Astarte (mitologia Fenícia) é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Eostre (deusa da aurora), uma deusa germânica.
Os ovos começaram a ser dados como presentes pelos Persas e Egípcios. Os primeiros acreditavam que a terra teria saído de um ovo gigante, e os egípcios costumavam tingir os ovos com cores primaveris, acreditando que isso transmitia boa sorte.

Chocolate: considerado sagrado pelas civilizações Maias e Astecas. “O alimento dos deuses"

Coelho: simbolo de fecundidade. Em alguns estudos podemos ver a relação com Lebres e não coelhos. Adivinhadores (sacerdotes), em rituais pagãos, através das entranhas das "lebres" sacrificadas, se diziam capazes de prever o futuro. Historiadores retratam o surgimento do coelho como simbolo a partir de festividades praticadas anualmente pelos egípcios no inicio da primavera, utilizavam o animal como representação de nascimento e nova vida.

A verdadeira origem e significado da Páscoa
A leitura do Antigo Testamento no livro de Êxodo, capítulo 12, nos mostra a verdadeira origem e significado dessa festa tão importante no calendário judaico e cristão. Depois de o povo de Israel passar mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito, Deus decidiu libertá-los. Para isso suscitou um libertador, Moisés, que transmitiu a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Como Faraó rejeitou a ordem de Deus, este enviou sobre a terra do Egito dez pragas, a fim de quebrantar-lhe o coração. Passando-se as nove pragas, chegou a hora da décima e última praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma alternativa senão a de lançar fora os israelitas.
E falou o Senhor a Moises:
“Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.” Ex 12.12

Visto que os israelitas também habitavam no Egito, como poderiam escapar do que estava para acontecer?

O Senhor emitiu uma ordem específica ao seu povo; a obediência a essa ordem traria proteção divina (garantia de vida e proteção) a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família deveria tomar um cordeiro (4 dias antes Ex. 12 3;6) macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo; famílias menores poderiam repartir um único cordeiro entre si (4).

“e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tardinha:” Ex 12.6

O mais importante viria a seguir: Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser aspergido nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. (7). Em seguida, recebem a ordem, o cordeiro tinha de ser todo assado e não podia comê-lo cru (8-9), nenhum osso podia ser quebrado (46), quando fosse comer deveria fazê-lo no primeiro dia da festa (6-8)

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.” Ex 12.11

Quando o Senhor passasse pela terra, Ele apenas “passaria por cima” das casas marcadas com o sangue, sem tocar mortalmente nos primogênitos.

“E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.” Ex 12.29

Daí o termo Páscoa, do hebraico “pessach”, que significa “passar ou saltar por cima”, “pular além da marca” ou “poupar”.

E o que dizer para os nossos filhos?
- Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Ex 12.27

Naquela noite específica, além de marcar as casas com o sangue, os israelitas deveriam também comer ervas amargas e pães asmos (sem fermento). As ervas amargas representariam os anos de sofrimento que o povo havia passado no Egito, enquanto que o pão asmo representava o próprio Jesus, o pão vivo que haveria de descer do céu (Jo. 6.48,51,58) sem o fermento do pecado. Além disso, os israelitas deveriam estar vestidos e preparados para partir apressadamente (12.11), pois esta seria a noite de sua libertação da escravidão do Egito. Tudo aconteceu conforme o Senhor dissera (12.29-36) e a partir daí, o povo de Israel passou a celebrar a Páscoa como uma festa perpétua, um memorial, todos os anos na primavera.

Curiosidade: O grupo dos Salmos 113-118, Hallel (louvor). passou a ser conhecido como o Hallel Egípcio, devido à sua associação com o livramento de Israel da servidão egípcia. Esses Salmos eram usados por ocasião das três principais festividades (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos), e por ocasião da dedicação do Templo. Por ocasião da Páscoa, eram entoados os Salmos 113 e 114, antes da refeição pascal, e os Salmos 115 a 118, após a mesma, conforme foi observado por Jesus e Seus discípulos, na última Ceia (Mat 26.30).
Jesus a nossa Páscoa
Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação da morte. Deus ordenou o sinal do sangue para mostrar profeticamente ao seu povo o que aconteceria centenas de anos mais tarde, quando Jesus derramaria o seu sangue na cruz do calvário para libertar o mundo do poder do pecado.

O fato de Jesus, muitos anos mais tarde, ter morrido exatamente durante a celebração da festa da Páscoa não aconteceu apenas por coincidência, mas para cumprir um propósito profético de Deus. Jesus foi o nosso “Cordeiro Pascal”, enviado por Deus para tirar o pecado do mundo.

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1.29

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 6.9

“sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,” I Pedro 1 18-19

Isaías profetizou (700 anos antes) que Cristo seria crucificado e como ovelha ao matadouro, não abriu sua boca (Is 53:7);
“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.”

Nenhum de seus ossos foi quebrado; “Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.” João 19.36

Seu Sangue foi totalmente derramado (Hb 9.14) para purificar todo pecado (I João 1 7-9)

“mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Toda simbologia da Páscoa aponta para Jesus!
Não podemos, portanto, denegrir a importância de tão grande sacrifício, cujo sangue precioso foi aspergido, não nas portas de algumas casas, mas nos nossos corações, possibilitando-nos desfrutar de uma vida abundante, longe da escravidão do Egito (mundo) e da tirania de faraó (Satanás).
Jesus Cristo deu a aquela comemoração um profundo significado para nos hoje.
Jesus, através de Seu sangue, nos libertou da escravidão do pecado.

O sacrifício vicário de Jesus nos deu acesso ao Pai.

Jesus ofereceu seu sangue para que possamos ser livres do pecado e das cruéis armadilhas de faraó (satanás). Seu sangue nos dá Vida. Ele nos liberta da condenação!

A Páscoa Cristã comemora o sacrifico e a Ressurreição de Jesus Cristo. Jesus é o nosso Cordeiro pascal (1 Co 5.7)

“Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.”

Ele nos proporcionou liberdade através de Seu sangue e da Sua vitória na cruz. Que possamos SEMPRE lembrar e comemorar esta Graça que nos é concedida (de graça)!

Aqui eu Aprendi!
Páscoa uma Festa instituída para que Israel jamais esquecesse que a mão poderosa de Deus os livrou da morte e da escravidão. Semelhantemente, nós, que somos discípulos de Cristo, co-herdeiros das promessas e fazendo parte da Nova Aliança com Deus, pois através do Evangelho de Jesus estamos enxertados na videira e somos membros de um mesmo corpo. Somos família de Deus (Efésios 3.6). Assim conforme nos relata o Apostolo Paulo em sua carta aos Corintios, celebremos em memoria do sacrifício vicário de Cristo (1Co 5.8) Jesus o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1.29) e cujo sangue nos liberta, nos resgata da escravidão do pecado e nos sela como filhos de Deus.
Em Cristo somos novas criaturas, sem fermento!
Páscoa uma Festa genuinamente Bíblica expondo o amor de Deus para com toda a humanidade através do sacrifício vicário do Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Endosso com as palavras de João: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida"
Reitero! Toda simbologia da Páscoa aponta para Jesus!
Não espere chegar a "data" pra aproveitar (na carne) o feriado;
Regozije-se no Espírito!
Celebre o sacrifício de Jesus e não deseje ovos e/ou presentes!
Jesus o perfeito e completo presente para nós!

Celebremos a Ceia com gozo em nossos corações!

Fonte: Wikipedia; BrasilEscola; Estudos Bíblicos Gospel+; chabad.org; Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Defesa da Fé; Dicionário Ilustrado da Bíblia-Vida Nova; Esboçando Ideias-André Sanches-Cristianismo Simples; Bíblia Nova Versão Internacional; prime.org/mundoemissão/judaismo; doutrinasbíblicas.com;
Texto extraído do site Estudos Bíblicos Gospel + e Orvalho.com
Grande abraço ao amigo em Cristo Josiel Dias por maravilhosa inspiração concedida através de seu blog Mensagem Edificante para Alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário