4 de novembro de 2017

Para que ou por que eu nasci?

Há um motivo maravilhoso para você estar aqui

A Bíblia pode ser acessada online através
deste site.
Á uma pergunta que a humanidade se faz há muito tempo: por que estou aqui? Para que ou por que eu nasci? E muitas coisas propõem-se a responder. Por exemplo, o nosso nome nos identifica. Mas, ele mesmo foi dado por outra pessoa. Então, a nossa identificação mais comum não foi construída por nós, mas dada por outra pessoa. Isso é só um exemplo de que, na maioria das vezes, nos vemos pelos olhos dos outros ou das coisas que fazemos.

Você pode tentar se definir pelo seu caráter, mas ele pode lhe surpreender para melhor ou para pior e você continua existindo. Também pode tentar se definir pelo que sabe ou pelo que consegue fazer. Por exemplo, um profissional pode tentar se definir por sua profissão, mas ocorre um acidente, uma doença, uma crise de desemprego no país, a idade, a aposentadoria e o emprego é perdido... Mas sua vida continuará. Bem, se a vida vai além, ela não pode ser definida pelo que você faz ou deixa de fazer. O trabalho é parte da vida, mas não pode defini-la. Ele é resultado, efeito, da vida que está em você e não a causa.

Todas essas coisas que eu falei são papéis e momentos em mudança. Mas "ser" exige constância, "ser" tem a sede do eterno. Todas essas coisas que fazemos e possuímos juntas são resultado do que somos, mas conhecer não é o mais importante. Ser conhecido é o ponto. O fato é que precisamos ser conhecidos e reconhecidos.

Quando Deus criou o homem, o colocou em um jardim especial, cercado pela presença do Pai: "e plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado." (Gênesis 2 : 8). A Palavra Éden, no original, significa tanto "deleite" quanto "lugar da presença de Deus". Nós fomos criados para viver na presença de Deus. E qual a relação dessa presença com o conhecimento de Deus? Davi explica muito bem no Salmo 139. Ele percebe a presença de Deus quando está agindo e pensando:“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.” (Salmos 139:1-3). Percebe-O ouvindo as suas palavras: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.” (Salmos 139:4). E vê o Pai transpassando a sua vida por dentro e por fora, por cima e pelos lados, cercando-o com a Sua Presença e Davi, tal qual no princípio, se deleita: "5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." (Salmo 139: 5-6).

Qualquer pessoa que percebesse uma exposição tão profunda de sua intimidade mais secreta poderia se assustar, mas Davi se deleita. Essa forma de ser conhecido o faz sentir-se seguro e não ameaçado. Porque essa presença é uma mão que o guia nos momentos das alturas e quando estamos no abismo; quando estamos próximos de nosso conforto ou quando estamos longe: "7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Salmo 139:7-10).

Nos momentos de escuridão, em ).meio à dor ou da tribulação, tudo parece perder o sentido. “Para quê continuar, se eu não posso isso ou aquilo?” - é a pergunta mais comum. Mas, você não pode deixar que a sua vida seja definida baseada em uma situação porque nós fomos feitos para a eternidade e não apenas para o momento. A eternidade atravessa os momentos rumo à glória. Jesus veio para nos dar a Vida eterna e não nos considerar apenas por momentos. Deus não lhe vê assim, não aceite ter essa visão de si mesmo, então.

JESUS E O “POUCO” DE TEMPO

Jesus disse aos apóstolos antes de ser crucificado algo que mostra a nossa dificuldade com o eterno e o passageiro:

[Jesus disse:] Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis. Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai? Diziam, pois: Que vem a ser esse — um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.(João 16:16-18).

Observe que Jesus fala do tempo de prisão, morte e ressurreição e chama de pouco. Foram três dias de morte e a eternidade de ressurreição. Jesus via do ponto de vista da eternidade. O tempo da morte era pouco, assim como o tempo de espera pela ressurreição. Os discípulos não conseguiam entender o tempo de Jesus desde aquela época. Jesus sabia do processo completo, os discípulos só viviam parte por parte. Muitas vezes, nós, no momento difícil, esquecemos que tudo faz parte de um plano de vitória, onde “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28). O meio do caminho não é o destino. Davi sabia que podia pastar em pastos verdejantes ou andar pelo vale da sombra e da morte, mas no final havia um banquete e um cálice transbordante, o perfume de um óleo aromático para recebê-lo com alegria, cercado de bondade e misericórdia (Salmo 23). Não confunda o caminho com o destino. Não é permanente, por mais que pareça durar, o mal na vida de quem crê é só por um pouco de tempo. Permanente é a eternidade da ressurreição.

DAVI ENTENDIA DE ETERNIDADE

Davi enxergava a eternidade à sua volta. Ele dizia: "11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;" (Salmo 139: 11-12). Não importa a escuridão porque Deus é o Criador da Luz. Ele permanece o mesmo: O Amor Onipotente, Onipresente e Onisciente. Mesmo quando não vemos luz, a sua presença não se apaga. Davi sabia disso e isso o definia. Ele se reconhecia na essência criadora e cuidadosa do Pai e se maravilhava com isso como sentido de sua própria vida:

13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. 17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! (Salmo 139: 13-17).

O VERDADEIRO PROPÓSITO DE SER

Quando Deus criou o homem, não o abandonou em qualquer lugar. Deu-lhe um lugar em Sua presença. Soprou no homem e compartilhou com ele da Sua vida (Gênesis 2:7). Então, esse é o propósito pelo qual foi criada a minha e a sua vida: fomos criados para viver eternamente na presença do Pai. Mas o homem e a mulher não entenderam no início que precisavam ser conhecidos mais do que conhecer. Eles desejaram definirem-se a si mesmos e, no final, desligaram-se da Vida de Deus. Entretanto, Deus não desiste de seus propósitos e Ele não desistiu, nem de mim e nem de você. Ele enviou Jesus para tirar a separação na cruz e nos devolver o sopro de vida de Deus. O sopro de eternidade, que nos define como parte da Vida de Deus, moradores de sua presença, filhos que compartilham a vida do Pai.

17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (João 10:17-18)

4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2:4-6)

QUANDO SOMOS O QUE DEVEMOS SER

Quando a ressurreição de Cristo entra em nossa vida, um novo sopro de identidade e presença de Deus é dado, como Jesus disse:


1 JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; 2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:1-3)

A Vida é conhecer, mas não as coisas e pessoas aqui da terra, mas é conhecer a Deus, sendo conhecido por Ele. Se algum conhecimento nos define é o conhecimento de Deus. E esse conhecimento se constitui de perceber o quanto Ele nos conhece: Se você quer que a vida de Deus e a Presença dEle na sua existência, receba-a de Jesus:

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. (João 10:27-30)

Você pode orar assim:
Querido Deus, eu quero que o Senhor me encha com a sua Presença. O vazio e a dor, prega na cruz de Jesus, me enche de ressurreição e Vida, quero ser parte da Tua eternidade e não um momento, ajuda-me, salva-me, em nome de Jesus.

Por que eu nasci?
Será que perdemos o sentido da existência se não nos conhecermos? Penso que o problema real seja perceber por quem somos conhecidos. Perguntas mal formuladas levarão a uma busca sem frutos e desperdício de vida.

O salmista diz: "SENHOR, tu me sondas e me conheces.... de longe penetras os meus pensamentos. .. .conheces todos os meus caminhos " (Salmo 139:1 -3), e exclama: "[...] Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem". A ideia de alguém conhecer seus pensamentos mais íntimos poderia chegar a ser assustadora, mas não vemos no salmista a menor expectativa de sofrimento a menor sombra de medo. O nosso salmista estava totalmente à vontade com o fato de ser conhecido por Deus.

Essa sensação é a ideia inicial de Deus para com o homem. No princípio, tudo estava para ser revelado, a criação esperava ansiosa até que o filho fosse colocado no Éden, então, o jardim desabrocharia, "...a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda... não havia homem para lavrar a terra” (Gênesis 2:5). Éden, no original significa: "jardim cercado pela presença de Deus". O homem foi criado e colocado na presença de Deus. Logo depois, a mulher foi criada já naquele lugar epecial. Tudo ali era muito bom. O Pai vinha encontrá-los no final do dia para acolhê-los e estar com eles. Como o pai que chega do trabalho e corre para o abraço dos filhos ou a mãe que pára um instante o que está fazendo para ver como estão as crianças e sorri ao vê-los brincarem. Mas, o prazer de todos esses abraços que buscamos não se compara a esta Presença. O homem foi formado para o cuidado de Deus, para a sua presença, para sermos amados. Se encontrarmos isso, achamos o sentido da VIDA.

A consciência de ser conhecido pelo Pai nas nossas fraquezas é de tanto aconchego quanto a daquela criança cuja mãe que sabe onde está o seu machucado. O saber dEle é nossa garantia de socorro. A ação e a intenção de Deus a nosso respeito é de nos acolher, ainda que ninguém mais possa ou queira fazê-lo: "porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá." (Salmo 27:10).
Nós perdemos muitas coisas: pai, mãe,... Casamentos e amizades se vão,... Tantas perdas doloridas... Mas, o que agrava tudo isso ainda mais é a perda desta Presença. Isso cristaliza a Solidão. Não uma solidão qualquer, mas a solidão de ser. A solidão filha da Rejeição e irmã do Abandono. Aquele vento frio que atravessa o peito rasgando o que está no caminho. Sem o cuidado para o qual nascemos, somos como uma criança perdida que mantém a aparência de quem sabe o que faz, mas no fundo, luta contra o medo de que alguém descubra a sua Solidão e seu Medo. Por isso temos medo de sermos descobertos como realmente somos...

Escute-me, há uma verdade diferente para viver: O Pai disse: "nunca te deixarei." (Hb 13:5b) Jesus disse: "eis que estou convosco até à consumação dos séculos" (Mateus 28:20b) e o Espírito Santo foi enviado para estar sempre conosco (Jo 16:14). Não há outro desejo no coração de Deus que não seja estar com você. Você é amado ou amada como filho ou filha, com amor e intensidade igual ao amor do Pai por Jesus. Jesus disse isso:"[...] os tens amado a eles como me tens amado a mim." (João 17:23b). Você nasceu para estar com o Pai, em sua maravilhosa presença, sempre.

Segure nas mãos do Senhor Jesus e entre pela sala do trono para estar com o Pai como filho ou filha amada. O olhar dEle lhe transpassará, mas não o ferirá, pelo contrário trará cura para a sua vida como uma torrente de cuidado, amor e compaixão.

Coloque diante de Deus as suas mágoas e problemas especificamente e peça ajuda. Você sentirá imediatamente o efeito dessa confissão de fé.

Ore comigo agora:
Querido Deus, eu aceito que nasci para estar contigo como filho(a). Eu quero provar disso. Eu quero que Jesus me leve à tua presença. Eu preciso de ajuda para deixar de lado todas asmágoas e medos, amarguras e maus hábitos pela Tua paz e aconchego. Eu prefiro estar contigo Senhor. No meu desejo, deixo tudo isso por Ti. Vem em meu socorro em nome de Jesus.A graça e paz de Jesus estejam com você

Nenhum comentário:

Postar um comentário