8 de julho de 2016

Discipulado: Conhecendo a bíblia



DEDICATÓRIA
Dedico a meu esposo Gleidston e meus filhos, Miquéias, e Gabriel com muito amor e carinho,


Sumário
Como a bíblia chegou até nós?
A palavra falada e a palavra escrita
Os livros inspirados
Significado dos nomes dos livros da bíblia


Estudo biblico
Lição -1- Conhecendo a biblia
Lição -2- Conhecendo Deus.
Lição -3 - A origem do mundo
Lição -4- Sobre o pecado do homem.
Lição -5- Sobre Jesus cristo
Lição -6- Sobre a salvação.
Lição -7- A vida cristã
Lição -8- A oração.
Lição -9- Sobre casamento e família.
Lição -10- Sofrimentos e provações
Lição -11- Sobre a vida futura
Lição -12- Sobre Salvação pessoal.

***************************************

Como a bíblia chegou até nós?
Por estarmos acostumados a ler, manusear e estudar a bíblia com tanta naturalidade temos a impressão de que ela nos foi presenteada por Deus, como um livro pronto e acabado, a parte da história e do tempo.

Muitas vezes, não nos damos conta de que a bíblia é fruto da inspiração divina e do esforço humano. Dezenas de homens, mulheres, jovens, velhos, pais, mães, agricultores, operários, sacerdotes, profetas, reis, pastores de ovelhas, gente rica e gente pobre, pessoas simples como nós, foram usadas por Deus, durante um período de aproximadamente mil e trezentos ou mil e quinhentos anos, para escrever as suas experiências comunitárias, suas doutrinas, cartas, sermões, meditações, romances, salmos, biografias, leis para uma melhor convivência em sociedade, provérbios, profecias, histórias alegres e histórias tristes, porém tudo conforme a inspiração de Deus.

Outras vezes, não nos damos conta de que a bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego, ou seja, seus autores não escreveram nenhuma palavra em português. Se a bíblia permanecesse somente nas línguas em que foi escrita, poucas pessoas poderiam lê-la. Foi necessário o trabalho de tradutores capacitados pelo próprio Deus, para que a bíblia sagrada chegasse até nós e a tantas outras nações, tribos e povos. 

---------------------------------------------------------------------------------             A palavra falada e a palavra escrita

No principio, as histórias sobre os atos poderosos de Deus e os grandes feitos dos heróis não chegaram nem mesmo a ser escritos. Simplesmente, eram passados de geração em geração,


Contados nas rodas de bate-papo entre as famílias e os amigos como forma de transmitir aos outros a sua fé no Deus que criou e que separou um povo para ser o povo escolhido, para transmitir sua vontade aos homens e ser o berço do Messias, o Salvador do mundo.

Estes homens e mulheres faziam parte de um povo que estava sendo formado sob a direção do próprio Deus. Eram pessoas de fé, comprometidas com a promoção da justiça e da união do povo em torno dos ensinamentos divinos. Por isso, ora ensinavam, ora denunciavam os pecados e desvios daqueles que se distanciavam da vontade do Pai. O conjunto desses ensinamentos compõe o que chamamos de tradição oral.

Com o tempo, sentiram necessidade de perpetuar estas histórias em livros. Os que hoje estão juntos em nossa bíblia foram escritos originalmente em peças separadas e foram usados independentemente uns dos outros durante muitos anos.

Quando Paulo esteve na prisão, em Roma, escreveu a Timóteo; Procura vir logo ao meu encontro... Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos. 2timóteo 4.9-13. Paulo pediu os livros (bíblia, em grego) e pergaminhos. Por certo, estava se referindo apenas aos livros do antigo testamento, disponíveis em seu tempo.

Quando se falava em um biblion (livro), fazia-se referência, principalmente, a um rolo de papiro, que era um tipo de material usado para escrever, feito de junco, e que crescia em pântanos. A planta era cortada em tiras e colocada lado a lado. Outra camada de tiras era colocada em cima. As duas camadas eram apertadas até que formassem um só tecido. Varias seções eram juntadas e enroladas em tamanho suficiente para escrever porções de textos. O centro de produção de papiro era a região do rio Nilo, no Egito. Já o pergaminho era feito do couro do gado. O pêlo era retirado e o couro era amaciado com pedras preparadas para essa finalidade. Alguns pergaminhos eram tingidos de púrpura e os escribas usavam tinta de ouro ou prata para escrever. O nome pergaminho origina-se da cidade de Pergamo, na Ásia Menor, onde se fabricava este material com abundância.

---------------------------------------------------------------------------------                                       Os livros inspirados 
Com o passar dos anos, o povo foi fazendo uma seleção dos escritos que eram considerados de grande importância para sua experiência de vida e para o seu relacionamento com Deus. Assim foi sendo elaborada uma lista de livros, reconhecidos por todos como sendo a expressão de sua fé, suas convicções e que retratavam com fidelidade os fatos de sua historia, suas leis, suas manifestações de culto. Aos poucos, os livros que compunham esta lista foram ganhando cada vez mais autoridade e sendo reconhecidos como patrimônio sagrado do povo de Deus. Neles estava revelada a vontade de Deus. Aquilo que chamamos de lista, eles chamavam de Canon (lista ou norma, no grego). Os livros canônicos era a norma de fé sobre a qual a comunidade evangélica deveria pautar a sua vida. Foram escritos por homens inspirados pelo Espírito Santo, que transferiram para uma forma concreta a Revelação de Deus, que precisava ser preservada e comunicada.

A reunião dos trinta e nove livros do antigo testamento e dos vinte e sete do novo testamento tornou-se conhecida para os cristãos do mundo grego como bíblia. Mais tarde, este mesmo termo foi usado pelos cristãos de língua latina e assim o conhecemos até hoje.

As escrituras sagradas não são apenas relatos daquilo que aconteceu há muitos séculos: elas falam de verdades eternas que pela atuação do Espírito Santo, tornam-se expressões vivas de sua vontade para os homens e mulheres de todos os tempos, desde que o leitor tenha um relacionamento intimo com o supremo autor da revelação.

Lendo a bíblia, estamos lendo o livro dos livros, o mais importante da historia da humanidade, onde milhões e milhões de pessoas procuraram e encontraram sentido para a sua vida. Prossigamos descobrindo seus segredos e mistérios, alimentando-nos diariamente com o alimento espiritual que sacia nossa alma e nos prepara para um viver em sintonia com a santa vontade de Deus.

Toda a escritura é inspirada por Deus, é útil para ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16.


---------------------------------------------------------------------------------
Significado dos nomes dos livros da bíblia
1. Gênesis - este termo é encontrado no original. Hebraico com Bereshit. O nome que possuímos vem da tradução grega do antigo testamento, que deu o termo Gênesis. O nome significa início, começo, princípio.
2. Êxodo – vem do hebraico Shemot, que tem o sentido de tirar, e do grego exodus, que significa saída.
3. Levitico – vem do hebraico vaiqra – chamar – e do grego aquele que era da tribo de Levi.
4. Números – este termo vem do grego arithmoi, que significa números.
5. Deuteronômio – vem do grego deutero – segundo – e nomos – lei, segunda lei.
6. Josué – vem do hebraico yehoshua, que tem o sentido de o Senhor é a minha salvação.
7. Juízes – tem o sentido de juiz, vem do hebraico Shophetim.
8. Rute – que significa mulher vistosa.
9. l e ll Samuel – em hebraico, Shemuel, Deus me ouve.
10. l e ll Reis – em hebraico, melech, que tem o sentido de relatos sobre os reis.
11. l e ll Crônicas - em hebraico, tem o sentido anais. Em grego, Paralipomena, significa coisas ocultas.
12. Esdras – significa ajuda. É um relato do retorno do povo do cativeiro babilônico.
13. Neemias – em hebraico, Nehemiahu significa conforto do Senhor; está ligado ao livro de Esdras.
14. Ester – significa estrela. Narra a historia do dia do perdão e da purificação.
15. Jó – significa sofrimento.
16. Salmos – vem do grego psalmos e do hebraico shir –cânticos tehilim – louvores.
17. Provérbios- nome grego para as máximas da sabedoria popular de Israel.
18. Eclesiastes – em hebraico Qohelet, o que sabe o pregador.
19. Cantares – em hebraico, hashirim, cânticos.
20. Isaias – tem o sentido de o Senhor salva, em hebraico.
21. Jeremias – yeremiahu, em hebraico, significa Deus Altíssimo.
22. Lamentações de Jeremias – complemento do livro do profeta Jeremias, mais uma obra sobre o exílio babilônico.
23. Ezequiel – em hebraico; é à força de Deus, profeta do tempo do exílio babilônico.
24. Daniel – Deus é meu juiz ou juízo de Deus, em hebraico.
25. Oséias – significa, literalmente, salvação.
26. Joel – no hebraico é Deus é o Senhor
27. Amós – significa peso
28. Obadias - tem o sentido de escravo do Senhor
29. Jonas – em hebraico é pomba
30. Miquéias – significa á semelhança de Deus
31. Naum – tem o sentido de consolar
32. Habacuque – significa aquele que abraça, o profeta da fé e da verdade.
33. Sofonias – em hebraico, é Deus se esconde.
34. Ageu – significa a festa do Senhor.
35 – Zacarias – tem o sentido da lembrança de Deus.
36. Malaquias – significa mensageiro de Deus
37. Mateus – em grego é Dom de Deus.É uma tradução de Levi, em hebraico.
38. Marcos - significa grande martelo
39. Lucas – tem o sentido de iluminar
40. João – significa dom de Deus
41. Atos dos Apóstolos – é uma crônica dos trabalhos de Pedro e Paulo no Novo Testamento
42. Romanos – escrito do apóstolo Paulo aos cristãos que residiam em Roma.
43. I e II Coríntios – escrito de Paulo aos cristão e Corínto, na Grécia.
44. Gálatas – região da Galácia, Ásia Menor, hoje Turquia e Macedônia.
45. Efésios – carta escrita para os cidadão de Éfeso.
46. Filipenses – carta escrita aos cristão de Filipos.
47. Colossenses – carta escrita aos cristãos de Colossos.
48. I E II Tessalonicenses – carta escrita aos cristãos de Tessalônica.
49. I E II Timóteo – carta escrita para o companheiro de Paulo, Timóteo, cujo nome tem o significado de adoração a Deus.
50. Tito – carta ao discípulo Paulo, Tito, que significa honra.
51. Filemon – tem o sentido de amável; é uma carta sobre Onésimo.
52. Hebreus – carta para os judeus da Grécia.
53. Tiago – é o mesmo que Jacó, em hebraico.
54. I E II Pedro – duas epístolas aos cristãos da igreja dirigida por Pedro.
55. I,II e III João – três cartas belas sobre o amor de Deus.
56. Judas – é um termo grego, transliterado do hebraico Judá.
57. Apocalipse – significa revelação de Deus.

--------------------------------------------------------------------------------                  Estudo biblico
Salmos 119.105 
Quando Deus criou o universo e todos os seres vivos, tinha em mente um plano que seria executado em lugares e épocas por Ele determinados. Esse plano visa a glorificação do seu nome em todo o Universo e durante toda a eternidade. O veiculo pelo qual Deus revela esse plano aos homens é a palavra de Deus. Ela é o único documento autentico que conta a verdade sobre a origem do universo e do ser humano. Ela revela também o amor de Deus para com a humanidade, mostrando- lhe o único caminho para o céu que é Jesus cristo. O mundo rejeitou esse caminho de redenção, seguindo as filosofias vãs da imaginação humana, como o apóstolo Paulo afirma em Romanos capitulo 

1.Que essas filosofias resultaram nos caos em que o mundo hoje se encontra. Bem falou Jeremias. Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos. Eis que rejeitaram a palavra do senhor. Que sabedoria, pois teriam. Jeremias 8.9.felizmente temos a bíblia, que nos orienta quanto à maneira de sair do caos que o pecado nos causou. Todo e qualquer problema pessoal, encontramos a resposta em Cristo, que é nossa vida, nossa luz. A fonte de amor. E força, a sabedoria, o pão da vida o nosso amigo e guia.

Ao estudar a bíblia podemos contar com a presença do espírito santo; de quem disse Jesus: mas aquele consolador, o espírito santo, que o pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas.. Ele vos guiará a toda a verdade, há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar. (João 14.26:16.13,14), o Espírito Santo já revelou em Hebreus 11.3 que...pela fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente, nas escrituras o espírito santo revela todo o propósito de Deus através dos séculos por conseguinte, a bíblia manifesta as grandes e majestosa doutrinas sobre a trindade, e a origem, queda, e a redenção do homem.pela bíblia aprendemos a verdade sobre a igreja, sua origem e destino, a relação entre a graça e a lei e as instruções necessárias para o crente. A profecia é parte integral das escrituras, e podemos afirmar que a bíblia é o único livro no mundo que apresenta legitimas profecias, autênticadas pelos acontecimentos históricos posteriores. As épocas ou eras e dispensações bíblicas constituem a espinha dorsal das escrituras. A interpretação certa das profecias dependera do conhecimento dessas épocas históricas e os respectivos pactos vigentes entre Deus e os homens. A formulação sistemática dessas verdades divinas que o estudo das dispensações proporciona, muito contribuirá para evitar erros e grande confusão na interpretação da mensagem de Deus aos homens. Agostinho era desta opinião. Distingam-se os períodos e as escrituras se harmonizarão.
---------------------------------------------------------------------------------
  Lição 1
Conhecendo a biblia
Salmos 119.105,108, e114.considerações sobre a bíblia.
O que é a bíblia?
É a revelação de Deus a humanidade. Seu autor é o próprio Deus, seu interprete é o Espírito Santo e assunto central de toda a bíblia é Jesus. A bíblia possui 66 livros, sendo 39 no VT e 27 no NT.
Por que devemos estudar a bíblia?
Porque ela ilumina o caminho para Deus. Salmos. 119.105
Porque ela é o alimento espiritual para o crescimento de todos. 1Pedro 2.2
Porque ela é o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação. Efésios 6.17.
devemos estudar a bíblia?
do o seu autor. Jeremias 1.12
Diariamente. Deuteronômio. 17.19
Com oração. Salmos 119.18
Aplicando-a si próprio .Josué. 5.1,4, 6
Toda. Deuteronômio. 29.29
Como podemos entender a bíblia?
Crendo sem duvidar no que ela ensina. Lucas 24.21,25
Lendo-a por amor e prazer e com fome de aprender as coisas de Deus. Provérbios 2.3-5
Crescendo sempre espiritualmente. Hebreus 5.13-14
Sendo cheio do espírito santo. 1Coríntios 2.10
Sendo humilde. Tiago 1.21
Com disposição de agradar a Deus. Provérbios 2.1,2, 5
Participando de reuniões de estudo bíblicos. 1Coríntios 12.28

 Baixe o questionário da lição 1:
----------------------------------------------------------
Lição 2

Conhecendo Deus.As pessoas têm ouvido acerca da existência de Deus.Para muitas pessoas a palavra de Deus não tem muito significado.Elas não sabem quem é Deus nem conhecem suas obras. Não sabem nada sobre sua santidade, seu poder e seu amor. Elas não sabem se Deus se preocupa com elas e não poderiam saber pos si mesmas.
Baixe o questionário da lição 2:

----------------------------------------------------------Lição 3
A origem do mundo
Como começou o universo? Muitas pessoas perguntam a respeito da origem do mundo, alguém fez este mundo e as pessoas que nele habitam, ou e tudo resultado da casualidade? Estas são perguntas importantes. Suas respostas determinam a idéia sobre você mesmo, sobre as outras pessoas e o mundo que nos rodeia.
Baixe o questionário da lição3:

----------------------------------------------------------------- Lição 4
Sobre o pecado do homem.
Surgem algumas perguntas, depois de estudar sobre a criação do mundo: se tudo era tão maravilhoso no principio, por que já não e mais? De onde vieram o sofrimento, a tristeza e a morte? Por que há tanto ódio, amargura e incompreensão no mundo? O que houve com todas as harmonia, a paz e o gozo de antes?
A bíblia da a resposta a todas essas perguntas.
Tudo mudou quando o homem caiu em pecado. E simples e claro.
Baixe o questionário da lição 4:

----------------------------------------------------------------
 Lição 5
 Sobre Jesus cristo.
Quando as primeiras pessoas pecaram no jardim do Éden, tiveram medo e trataram de ocultar-se de Deus. Mas Deus em seu amor a buscou e lhes falou. Deus mostrou-lhes as conseqüências do seu pecado, mas também lhes deu uma mensagem de esperança. A morte, o sofrimento e a dor não seriam o fim de suas vidas, não teriam que viver sem esperança. Deus lhes prometeu que algum dia uma pessoa viria a terra e ganharia a vitoria sobre o pecado e a morte.
Embora não entendessem tudo, a pessoa que Deus prometia enviar era Jesus cristo, Jesus era aquele que traria paz e perdão. Jesus
Restauraria a humanidade perdida a comunhão com Deus.
Medite na historia de Jesus e entenda a razão de milhares de pessoas, de todo o mundo, terem descoberto ser Ele: Deus,Senhor e Salvador 

 Baixe o questionário da lição 5:
--------------------------------------------------------------
Lição 6
 
Sobre a salvação.
Depois de ler a historia de Jesus, talvez não lhe pareça muito claro o que Jesus realizou. Jesus e o salvador, porem o mundo parece perdido. O sofrimento e a dor estão por todos os lados e as pessoas continuam morrendo como sempre. Assim, o mundo natural ao nosso redor mostra indícios de desintegração e ruína. De muitas maneiras a vida parece piorar em vez de melhorar. Que significa, então, a frase de Jesus salva?... O que diz a bíblia sobre isso?...
Baixe o questionário da lição 6:
-----------------------------------------------------------------
Lição 7

A vida cristã 
Muitas pessoas desejam aceitar a salvação que Jesus oferece, mas duvidam que possam viver como cristão. Alguns que querem viver a vida crista perguntam se serão capazes, outros não estão seguros de estar disposto a fazer tudo o que Jesus lhes pede. Outros, ainda pensam na vida cristã como um conjunto de proibições e mandamentos e temem que o cristianismo lhes tire o prazer de viver.

Que significa viver como cristão? Pode alguém viver realmente uma vida que agrada a Deus?o cristianismo tira a alegria da vida?

Leia o que a bíblia diz sobre a experiência e os benefícios da vida para quem segue a Jesus

Baixe o questionário da lição 7:
-----------------------------------------------------------------

Lição  8
A oração.
A oração é um dos maiores privilégios que o crente tem ao decidir viver a vida cristã. Quando os crentes oram, falam direto e pessoalmente com seu pai celestial. Não há nada que se interponha entre eles e Deus.

Para orar não precisamos usar palavras difíceis, nem um tom de voz especial. Precisamos apenas apresentar a Deus os sentimentos e os pedidos com sinceridade e confiança.
Baixe o questionário da lição 8:

----------------------------------------------------------------

Lição 9.

Sobre casamento e família.
Alguns dos aspectos mais importantes da vida cristã diante de Deus, são o matrimonio e a família. A bíblia tem instruções sobre a relação ideal entre o homem e a mulher, entre pais e filhos.
Baixe o questionário da lição 9:
----------------------------------------------------------------
Lição 10
Sofrimentos e provações
É certo que os crentes recebem amor a paz e o gozo que Jesus veio trazer, mas isso não significa insenção completa de sofrimentos, provações e dificuldades em sua vida. Em muitas ocasiões os cristãos podem ser perseguidos pelo simples fatos de serem cristãos e insistirem em viver os princípios do Deus eterno.

Através da historia, muitos cristãos tem testificado sobre a verdade da bíblia. Atos 14.22.
Baixe o questionário da lição 10:

-----------------------------------------------------------------

    Lição 11
Sobre a vida futura
Na vida atual os cristãos podem passar por sofrimentos e provações. Deus não promete nada diferente. Entretanto, no futuro será diferente Deus prometeu a seus filhos um futuro de felicidade perfeita.

O que a bíblia diz acerca da vida eterna.
Baixe o questionário da lição 11:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lição 12.
Sobre Salvação pessoal.
Você já recebeu alguma manifestação de amor de alguém?
João 10.10; vida abundante/ou completa manifestação do amor de Deus. João 3.16, só podemos receber vida pelo amor.

O homem e pecador; Romanos 3.23

O homem esta separado de Deus; Romanos 6.23: Isaías 59.2

Ele é o único caminho. João 14.6.Sua morte foi vacaria (substituta).

Você precisa receber cristo no seu coração.
Se você o fizer, será filho, e não criado. João 1.12

Só há um meio de receber Jesus, pela Fé. Efésios 2.8-9: Hebreus
11.1.

Pelo convite. Mateus 11.27-29: Isaías 55.1-8.

Depois de ter estudado perguntas e respostas destas lições. Talvez tenha surgido em sua mente novas perguntas. Este e um bom sinal. Você passou da auto-suficiência de quem tudo sabe para a humildade de buscar com sinceridade a sabedoria de Deus. Talvez tenha surgido em seu coração a segurança de quem compreende o amor de Deus e aceita seu perdão e vida em Cristo Jesus.

Se isto aconteceu, procure um canto sossegado e fale com Deus. Use a seguinte oração, ou semelhante usando suas próprias palavras.

Amado Deus, confesso que sou pecador e preciso do teu perdão. Eu me arrependo dos meus pecados e te peço com humildade para perdoar e limpar minha vida. Eu creio que Jesus morreu na cruz e ressuscitou para minha salvação. Pela Fé aceito de ti o dom da vida eterna e com tua ajuda prometo servir-te enquanto eu viver. Em nome de Jesus. Amem.

Lembre-se ao entregar sua vida a Jesus cristo, você se tornou parte da igreja de cristo na terra. Mas qual e a igreja de cristo? Boa pergunta; a igreja de cristo não é a simples, construção de um prédio ou catedral: nem tampouco certa denominação. A igreja de cristo e a reunião e as vidas daqueles, que como você, confessam a Jesus Cristo como salvador e senhor.


3 comentários:

  1. Depois de ter estudado perguntas e respostas destas lições.Eu me arrependo dos meus pecados Eu creio que Jesus morreu na cruz e ressuscitou para minha salvação.

    ResponderExcluir
  2. eu nao consegui baixar o questionario da liçao um que irei dar na aula de quinta feira como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor MrBryan_Blz, o link de download do questionário saiu do ar recentemente, agradeço por ter me avisado, irei concertar o problema o mais rápido possível

      Excluir